15/03/2012

Como pagar a faculdade: bolsa-auxílio de empresas

Por Mundo Vestibular
O interessado em cursar uma graduação que já está empregado pode verificar se a empresa tem algum programa que paga pelos estudos dos colaboradores. Algumas empresas como Motorola, IBM e Votorantim pagam uma parte dos estudos de quem já está na empresa e tem persepctiva de crescimento. As multinacionais investem em profissionais que já consideram da casa.
Com o apagão de talentos em vários setores do mercado de trabalho brasileiro, essa foi uma forma encontrada por muitas empresas de ter mão-de-obra especializada em seu quadro de funcionários, apostando em gente já conhecida e com desempenho alto. Além de ser uma forma de motivar um profissional, dando a ele um incentivo a mais para avançar na carreira dentro da própria empresa. 

Um ponto interessante para os profissionais que tem o desejo de ingressar em um curso superior, porém as empresas em que trabalham não possuem uma política formal de auxílio para o pagamento das mensalidades, é tentar propor um acordo baseado nas vantagens do enriquecimento intelectual. É interessante que o profissional demonstre ao gestor o interesse e a vontade de aumentar sua capacitação profissional e as vantagens diretas dessa maior capacitação no desempenho de suas funções. Geralmente são as grandes empresas que possuem projetos de auxílio mensalidade aos seus funcionários, porém é possível criar tais oportunidades também em pequenas e médias empresas. Mas o profissional deve ter em mente o comprometimento essencial neste aspecto. 

De forma objetiva, para que as empresas tenham interesse em auxliar no pagamento da faculdade de seus funcionários, é necessário um retorno positivo neste aspecto, além do comprometimento existente em permanecer no emprego por um período determinado após a conclusão do curso. A capacitação do profissional é vista como um investimento, e como em todo bom investimento, deve haver retorno. É comum também haver multas caso haja desistência do curso por parte do profissional, ou mesmo que ele mude de emprego. 

É interessante que os profissionais que desejam dar continuidade nos estudos em nível superior tenham uma estratégia de desempenho muito bem traçada. É possível que muitos destes profissionais já tenham família, sendo interessante refletir na disposição de seu tempo e contar sempre com o apoio familiar. A rotina de frequentar uma instituição de ensino superior e manter também as responsabilidades no mercado de trabalho demandam muito esforço, sendo imprescindível a determinação e garra.

Quais são as melhores empresas para trabalhar no Brasil?


Um dos desejos de todos os profissionais é trabalhar em uma empresa que o valorize como um ativo imprescindível, além de garantir um conjunto de características que torne o ambiente de trabalho extremamente satisfatório. De acordo com o Instituto “Great Places To Work” o ranking atual de melhores empresas para se trabalhar no Brasil é: 

  1. Kimberly Clark
  2. Google
  3. Caterpillar
  4. Accor
  5. McDonald's

Como pagar a faculdade, precisa ser agora?


Para os interessados em entrar em um curso superior ainda existe outras oportunidades para auxílio no pagamento das mensalidades. É possível solicitar auxílio ao FIES, também conhecido como o programa de financiamento estudantil. Muitos profissionais, ou somente estudantes que tem o desejo de cursar uma universidade, podem pedir o auxílio ao FIES e montar uma estratégia de pagamento da faculdade. O interessante que as taxas de juros são baixas (3,4% ao ano), sendo viável o financiamento. 

Como pagar a faculdade, preciso mesmo?


Para os estudantes que tiveram sucesso no vestibular para instituições públicas, realmente não é necessário! Porém, para os estudantes que passaram em vestibular para universidades particulares, ainda existe a possibilidade de solicitar uma bolsa no PROUNI (Programa Universidade para Todos). Mas como funciona? 

O PROUNI faz concessão de bolsas de estudo que podem ser parciais ou totais, visando a capacitação em cursos superiores. A regra geral para determinar a concessão parcial ou total é a renda familiar. 

Para saber mais sobre as concessões de bolsas do PROUNI, além das exigências, basta acessar diretamente o site do programa

Fonte: Mundo Vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS