21/08/2012

Calçadão da Avenida Rotary será readequado

Facilitando o trecho de acesso entre o calçadão da Beira Mar e a Orla de Atalaia, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras de Urbanização (Emurb), realiza os serviços de readequação do calçadão da Avenida Rotary, localizada na porção de acesso à Passarela do Caranguejo.
O projeto urbanístico é realizado com recursos próprios do município, com investimento de aproximadamente R$ 685 mil. A área total do entorno da obra é de 5.207,29 m² e a extensão do trecho construído é de aproximadamente 400 m.
De acordo com a arquiteta e urbanista Angélica Rocha, que realizou a concepção do projeto, o novo calçadão irá reordenar esta via de acesso, permitindo a livre circulação de pedestres e ciclistas sem prejuízos ao fluxo viário do local. “Um novo conceito visual também será implantado na área, trazendo um conceito visual moderno, amplo e adequado para a prática esportiva”, afirma.
A área receberá a mesma paginação visual que o calçadão da Avenida Beira Mar, com o destaque para desenhos de garças e flores do manguezal. Ainda será implantado um conjunto mobiliário, iluminação cênica, rampas de acesso a deficientes, vegetação ornamental e uma sinalização demarcando a faixa de serviço no local. As ciclovias serão instaladas na parte externa do calçadão, ficando mais próximas dos trechos viários.
Entre o calçadão da Rotary e a Orla de Atalaia, será construída uma lombofaixa na mesma altura do passeio, sinalizada pela cor amarela. Segundo Angélica, como o passeio possui o nível maior que a pista, os carros terão que reduzir a velocidade ao se aproximarem no trecho, permitindo que o pedestre tenha um satisfatório tempo de segurança durante a travessia.
“Isso trará mais facilidade e segurança aos pedestres. Sem contar que a cor amarela chama a atenção para que os veículos reduzam e respeitem a velocidade em um trecho com grande circulação de pedestres”, diz.
Nas proximidades dos Arcos da Orla, o grande destaque será a instalação de uma peça artística, intitulada como ‘Escultura das Águas’. O projeto foi concebido pela artista plástica sergipana Lau, com uma abordagem temática ao complexo aquífero que circunda o local. “Este ponto concentra a porta de entrada para quem deseja chegar à Orla. A escolha da obra foi bastante sugestiva e trará um visual mais moderno à área, valorizando ainda mais aquele trecho”, observa a arquiteta e urbanista.

Andamento

A estimativa do prazo de execução da obra é de 120 dias. Com a finalização da etapa de escavação e retirada do meio-fio, já será iniciado o processo de assentamento do piso e a ordenação da estrutura que receberá o conjunto arbóreo. Segundo o engenheiro e fiscal de obras da Emurb, Eduardo José Peixoto, o andamento da obra ganhará mais agilidade a partir desta segunda-feira, 13, após a conclusão dos estudos técnicos sobre a rede de tubulação de gás, energia e telefone que passam nas proximidades do local.
“Antes de qualquer obra, nós consultamos as empresas de telefonia, gás e energia para que não corra o risco de cortamos acidentalmente um fio ou tubulação da área, resultando em prejuízos na distribuição de serviços essenciais à população. O interessante é que no local não existe nenhuma interferência que dificulte a execução do projeto. Agora, será possível dar celeridade ao serviço, reunindo várias equipes que trabalham ao mesmo tempo em diferentes partes da obra”, explica.
Taxistas
Para os taxistas que ficavam concentrados na Avenida Rotary, ficou definido um novo espaço próximo ao antigo ponto, com o objetivo de não prejudicar os profissionais já habituados a trabalhar na área. O local escolhido será ao lado do Hotel Beira Mar, na Avenida Santos Dumont, onde os motoristas ficarão posicionados em cinco vagas e a fila de espera será na rua transversal.  Após a instalação de todo o conjunto de sinalização, como faixas e placas, já será liberado o uso do novo ponto.

Fonte: Site do Bareta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS