21/08/2012

Núcleo Rede tem a missão de levar a notícia de Sergipe para todo o Brasil

Núcleo rede (Foto: TV Sergipe/Divulgação)

A busca incessante pela notícia para os telejornais sergipanos é régua e compasso para os jornalistas da TV Sergipe. E quando essas notícias são exibidas nacionalmente pela Rede Globo e a Globo News, mostra o quão importante é o trabalho de uma equipe que trabalha unida.

Diariamente, a equipe do Núcleo Rede do Departamento de Jornalismo, formada pelas produtoras e editoras Anna Paula e Cila Cerqueira, a repórter Carla Suzanne, o repórter-cinematográfico Zé Mário e o editor de imagens Janderson Santana, estão na redação e nas ruas garimpando o que pode se transformar em notícias que rendam veiculação nacional.

No período junino, por exemplo, o núcleo foi o responsável em coordenar a participação de Sergipe no projeto São João do Nordeste. Também apresentar a cultura sergipana e questões relativas à segurança, saúde e economia.

De acordo com Anna Paula, todos os dias a equipe tem uma rotina de apuração que envolve o acompanhamento dos jornais locais e produção.

“Sempre estamos em sintonia com a produção e as chefias dos jornais pra sabermos o que está sendo feito e se há algo que possa interessar à rede. Nesse processo, ainda se incluem a leitura de jornais impressos, blogs e sites de notícias do estado. Bem como a audição de programas em rádio”, conta.

Além disso, existem as fontes em todo estado sergipano, que sempre auxiliam no trabalho de buscar informações locais que sejam de interesse nacional.

Após este trabalho de “garimpo”, a equipe envia para o jornalismo da Globo informações de fatos que estão acontecendo, os chamados factuais. Essa passagem é feita através das reuniões via rádio e mesmo por e-mails e telefonemas.

“As pautas sem o tom de atualidade são oferecidas por e-mail. Deixamos o mais urgente pra essas reuniões e telefonemas”, explica Anna.

Números

Os números provam quanto eficiente vem sendo este trabalho. A TV Sergipe obteve nos primeiros seis meses deste ano 201 participações em telejornais e programas nacionais. O índice de aproveitamento entre o material enviado e o que é aproveitado foi de 58%. Entre os destaques, as entradas “ao vivo”, do sertão do estado para o Globo Rural, com a repórter Sayonara Hygia, a divulgação dos festejos juninos de Sergipe nos jornais Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Globo Rural, e a participação no Globo Repórter que abordou a temática São João.

A seca enfrentada pelos sertanejos também foi mostrada pela repórter Carla Suzanne em todos os jornais, com destaque para o drama dos animais, exibido no Jornal Nacional.

O campo em Sergipe foi ressaltado em iniciativas que trazem desenvolvimento, por meio de reportagens de Vitor Belém e Maristela Niz.

Os factuais, como a rebelião no presídio em Aracaju e a chacina do Hospital João Alves, foram destaques nos telejornais da Globo com entradas “ao vivo” e reportagens. Além de estar atento aos factuais e às denúncias, a TV Sergipe ainda exibiu reportagens que incentivam o turismo no estado. No primeiro semestre de 2012, foram mostradas várias reportagens no quadro “Tô de Folga”, do Jornal Hoje, a exemplo da que mostraram o Pantanal e as praias Abaís, em Estância e Caueira, em Itaporanga D’Ajuda.

As descobertas dos pesquisadores do meio-ambiente também tiveram seu espaço. As reportagens com a tartaruga híbrida e a preservação do macaco-guigó puderam ser assistidas por todo o telespectador do país.

Já o empreendedorismo foi o tema de um Mundo S.A, programa especial da Globo News, que mostrou a fábrica Leite de Rosas, em Sergipe.

E Via Brasil, também na Globo News, todos os meses mostra alguma reportagem produzida pela TV Sergipe, muitas vezes algum tema desconhecido até mesmo do próprio sergipano.
“O Núcleo Rede funciona como um elo entre o jornalismo da TV Sergipe e o jornalismo da Rede Globo, fundamental para a oxigenação da relação entre a afiliada e a nave mãe”, afirma o diretor de jornalismo, Roberto Gonçalves.

Fonte: TV Sergipe

Um comentário:

  1. It's very straightforward to find out any matter on net as compared to textbooks, as I found this piece of writing at this website.

    my blog post; resultado do bicho :: http://jogodobicho.pw ::

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS