21/08/2012

TV Sergipe volta a fazer história com novas ferramentas tecnológicas

EPG (Foto: TV Sergipe/Reprodução)
O caráter pioneiro marca a história da TV Sergipe. E, neste momento de implantação do sinal em alta definição, o HDTV, o fato se repete. O Departamento de Engenharia da emissora, por exemplo, foi o primeiro a disponibilizar para o telespectador sergipano novas funcionalidades como consequência do processo de digitalização.

Após a implementação do sinal digital, que permitiu ao telespectador uma maior qualidade de som e imagem, o telespectador que assiste à TV Sergipe passou a contar também com uma série de novas ferramentas, entre elas a função Second Audio Program (SAP), o Guia Eletrônico de Programação ou EPG (Eletronic Program Guide), e ao sistema Close Caption.

O diretor de Engenharia da TV Sergipe, João Roberto, explica quais são estas novas funcionalidades e como elas vão mudar com o tempo a forma do telespectador assistir televisão.

“Eram recursos que não se imaginava existir e com o sinal digital, as mudanças foram muitas e rápidas”.

EPG

A TV Sergipe foi a primeira no estado a implantar o Guia Eletrônico de Programação ou EPG (Eletronic Program Guide). O recurso permite acesso a várias informações sobre a grade de programação: horário de programas, tempo de duração, nome, descrição, gênero e classificação etária.

O acesso ao serviço é simples e é feito pelo controle remoto do televisor. Para maior controle da programação pelas famílias, é possível, por exemplo, bloquear programas de acordo com faixa etária.

Ainda pelo EPG, o telespectador pode consultar a hora em que seu programa predileto vai começar.

SAP

A função Second Audio Program, conhecida como tecla SAP, possibilita a audição de uma programação específica - filme, série ou documentário -, em seu idioma original, seja este qual for.

“A SAP é uma boa opção para aprimorar os conhecimentos em línguas estrangeiras, já que vou pode assistir ao filme em sua língua original, se assim desejar”, explica o diretor de engenharia da TV Sergipe.

Para saber se a SAP está disponível, basta ficar atento ao canto esquerdo do televisor. Se aparecer a palavra SAP, é porque a função está disponível.

Close Caption 

Nos próximos dias, a TV Sergipe implementa também o Close Caption, também conhecida pela sigla CC ou legenda oculta na programação local. Na programação nacional, ela já é uma realidade.

O Close Caption é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função para tal.

“Nesse caso, os deficientes auditivos podem acompanhar os programas transmitidos minuciosamente”, informa João.

As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica. A legenda oculta transcreve além das falas dos atores ou apresentadores, qualquer outro som presente na cena: palmas, passos, trovões, músicas, risos, entre outros.



Fonte: TV Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS