03/09/2012

2º Parte: História da Rede TV!

TV!
Extra-oficialmente, a RedeTV! entrou no ar no dia 10 de março de 1999, exibindo as atrações que restavam da Rede Manchete com o nome TV!, apesar do nome RedeTV! já ser divulgado nas grades de programação dos jornais.
A grade consistia em televendas. O telejornal "Primeira Edição" substituiu o "Jornal da Manchete". Às 22 horas, era a vez da reprise da telenovela "Pantanal", que já estava em seu término. Às 22h50min era transmitido o "Clip Show", no lugar do "Manchete Clip Show", com duração de uma hora, e logo a seguir programas independentes eram exibidos, com destaque para "Estilo Ramy", que logo encerrava a programação às 2h00min. Aos domingos havia o esportivo "Toque de Bola".
Aos poucos essas atrações que restaram da Manchete foram saindo do ar, ficando apenas o "Clip Show" e o "Primeira Edição", além do "Business", que continuou no ar mesmo com a troca do nome da rede (TV! e depois Rede TV!), alterando o nome para "Show Business". Foram também exibidas séries japonesas entre 23h00min e 0h00min, para depois programas independentes seguirem a programação até as 2h00min.
Inauguração da RedeTV!
Na madrugada do dia 12 de novembro de 1999, a TV! encerrava a programação para por no ar a seguinte mensagem: "Faltam 3 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira", com um fundo verde e logomarca da "RedeTV!", o tempo de contagem regressiva — com hora, minuto, segundo e milésimo de segundo — para inauguração às 7h00min do dia 15, embora colocasse comerciais de programas a cada 15 ou 30 minutos da própria emissora. No dia 13 de novembro, a frase muda para "Faltam 2 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". No dia 14 de novembro, a frase muda novamente para "Falta 1 dia para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". Nos dias 14 e 15, aparecia o texto "É hoje a inauguração da nova rede de televisão brasileira".
Às 6h59min32s do dia 15 de novembro de 1999, sem nenhuma cerimônia e repentinamente, apareceu o comercial da série estadunidense "I Dream of Jeannie", com duração de 30 segundos. Depois, em seguida, apareceu a logomarca da RedeTV! com a abertura do telejornal "Brasil TV!", com duração de 30 minutos, sendo o primeiro programa televisivo da emissora. Sendo assim esse dia, a inauguração oficial da RedeTV!.

1999-2000
A lista de programas de segunda a sexta-feira e nos fins de semana era:

Brasil TV!, telejornal matutino, apresentado por Júlio Mosquéra.
"RTV!", programa jornalístico exibido até 2003, apresentado por Cláudia Barthel e Florestan Fernandes, Jr.
"Interligado", transmititido das 19h00min às 20h00min, apresentava videoclipes musicais, que eram apresentados por Fernanda Lima. Em 2000 o programa muda de horário, para 18h00 às 19h00min, e posteriormente passa a ser apresentado por Fabiana Saba.
"A Casa é Sua", que no início era apresentado por Valéria Monteiro e de 2000 até 2002, foi apresentado por Sônia Abrão.
"Galera da TV", programa infantil que durou até metade de 2000, que ia ao ar às 18-19h.
"TV Fama", que ainda é transmitido às 19h45.
As séries "Jeannie é um Gênio" e "A Feiticeira" — com 30 minutos cada — eram exibidas das 20h00min às 21h00min. Foram transmitidas pela emissora até a metade de 2000.
"Friends", entrava no ar todas as segundas às 22h30min com uma hora de duração, sendo transmitido até final de 2000.
Das 21h00min às 21h45min, era exibido o "Jornal da TV!". Das 21h45 às 22h, o "TV Economia", que ficou sendo exibido até 2000.
"Superpop", transmitido às 20h00min, que no inicío era apresentado por Adriane Galisteu. Atualmente é exibido às 22h por Luciana Gimenez.
"TV Escolha", exibido somente aos domingos, onde três filmes eram exibidos nas tardes entre 14h00min e 20h00min, com o sorteio de dois filmes em cada sessão. Foi transmitido até 2003, com apresentação do crítico de cinema Rubens Edwald Filho.
"Bola na Rede", uma mesa-redonda também exibido somente aos domingos, que no início era apresentado por Juca Kfouri, posteriormente substituído pelo jornalista Roberto Avallone e atualmente é apresentado por Fernando Vanucci.
"Leitura Dinâmica", um jornalístico semanal antigamente apresentado por Milton Jung.
Em 2000, a rede trouxe a jornalista Marília Gabriela e o apresentador e repórter Otávio Mesquita, lançando os programas "Gabi" e "Perfil 2000".
Na noite do dia 15 de novembro, a rede comemorou um ano no ar com uma festa, que foi transmitida ao vivo.

2003
No jornalismo, a emissora une o "TV Esporte" e o "RTV", formando o "TV Esporte Notícias", apresentado por Fernando Vanucci e pela, no momento inexperiente, Renata Maranhão.
Em junho, estreia o "Almoço com os Artistas", apresentado por Faa Morena, que recebia com muita simpatia artistas renomados, e que marcava e alegrava as tardes de sábado.
Em 28 de setembro, estreia o programa humorístico de sucesso da Rádio Jovem Pan FM, o "Pânico na TV". Ao final do ano, a RedeTV! negocia com a TopSports a transmissão de alguns eventos esportivos, nascendo assim o projeto Esporte Interativo.

2004
Em 19 de abril, entrou no ar o programa "Tarde Quente" apresentado por João Kleber. Em 11 de outubro, estreou o seriado diário "Vila Maluca", que esteve no ar até 2006.

2005
Em 15 de janeiro, o estilista Clodovil Hernandez é demitido da emissora por causa das diversas críticas a apresentadora Luisa Mell e integrantes do Pânico na TV. Clodovil move ação judicial alegando que a emissora o demitiu injustamente. Em 12 de novembro de 2008, a emissora é condenada a pagar R$ 1 milhão de reais de indenização.
No dia 28 de fevereiro, entrou no ar o telejornal "RedeTV! Esporte", mostrando as principais informações do mundo esportivo. No período de 3 de abril a 19 de junho, foi exibido aos domingos o seriado "Mano a Mano".
No mês de agosto, estreou o programa diário "Encontro Marcado" apresentado pelo Luiz Gasparetto, permanecendo no ar até junho de 2008. Em 22 de agosto, o telejornal "RedeTV! News" substitui o extinto "Jornal da TV!", ancorado pelos jornalistas Augusto Xavier e Rita Lisauskas, e que permanece até hoje.
A emissora dispensou João Kléber e tirou do ar seus programas ("Tarde Quente" e "Eu Vi na TV" ).

2006
Em 11 de março, o programa "Almoço com os Artistas" muda o nome para "Ritmo Brasil", apresentado pela Faa Morena, que traz as tendências musicais de todo o Brasil.
Em 26 de abril, chega ao fim o programa "A Casa é Sua", depois de mais de 5 anos no ar desde a estreia da emissora. No lugar da antiga atração, entra o novo programa "A Tarde É Sua", com a jornalista Sônia Abrão, que já atuou na RedeTV! entre 1999 e 2002, substituindo Marisa Carnicelli.
No dia 6 de junho, estrearam os blocos infantis "TV Clubinho" e "TV Kids", dobrando a audiência da emissora nos horários dos blocos. O bloco "TV Clubinho", focado no público pré-escolar, parou de ser transmitido em 2007.
Em 26 de agosto, entrou no ar o programa esportivo "Sábado Campeão", transmitindo lutas de boxe sob o comando de Luiz Alfredo. Depois entrou Cristina Lyra no comando.

2007
Entre janeiro e fevereiro, vão ao ar duas atrações estadunidenses: o reality show "The Contender" e o seriado "Desperate Housewives", que no mês de agosto ganhou uma versão brasileira intitulada "Donas de Casa Desesperadas", atingindo bons índices de audiência na estreia.
Em 24 de agosto, o "RedeTV! Esporte" sai do ar, por não mais atingir índices satisfatórios de audiência. Em seu lugar, no dia 27 de agosto, entrava no ar mais um programa jornalístico: o "Notícias das 6", com Rodolpho Gamberini. Com a alteração do horário, o noticiário mudou para o nome "Notícias das 7" apresentado por Cristina Lyra. O telejornal "Good News" estreou aos sábados comandado também por Cristina Lyra.
Em 13 de outubro, entra no ar o reality show "A Corrida Milionária" apresentado pelo Rony Curvelo. Foi transmitido até 5 de janeiro de 2008.
Em 1º de dezembro, a emissora leva ao ar o reality show "Dr. Hollywood" com apresentação de Dr. Robert Rey e Daniela Albuquerque, sendo a primeira vez que o reality show americano "Dr.90210" foi exibido na TV aberta brasileira.


Amanhã tem a 3º e última Parte da História da Rede TV!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS