15/09/2012

Conheçam a História da TV Alese

Antes do surgimento da TV Alese, o passo da criação da emissora foi a Lei 8.977/95, que regulamenta o serviço de TV a cabo no país.
A emissora entrou no ar em 22 de junho de 2004, sob a gestão do presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe o deputado Antônio Passos.
A TV Alese tornou-se mais do que um canal de transmissões das sessões legislativas. Ganhou um conteúdo capaz de ampliar ainda mais a relação do parlamento com o povo sergipano. Os programas, o jornalismo e os debates viraram valiosos instrumentos de transparência e cidadania. O telespectador passou a acompanhar mais de perto as votações, o trabalho nas comissões temáticas e a atuação dos deputados. Cada parlamentar foi chamado a mostrar seus projetos, levar à população temas de alcance social. E no programa “Com a Palavra” cada deputado explica os projetos de Lei e os requerimentos que encaminham no parlamento.

A emissora produz também reportagens especiais com foco na formação da cidadania, meio ambiente, saúde e documentários especiais sobre temas diversos e de interesse da comunidade, a exemplo dos documentários sobre o crack, o alcoolismo, os 20 anos da Constituição Estadual de Sergipe e os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A TV Alese tem a programação a serviço da informação com foco na divulgação do trabalho legislativo local, com programas diversificados.

A emissora matém praticamente 24 horas de transmissões que vão desde as sessões plenárias da Casa ao vivo, passando pelo noticiário em torno do dia-a-dia dos parlamentares, até programas de entrevistas e reportagens especiais, com forte acento no debate das idéias e na promoção da cidadania.

Seu conteudo também é formado por programas que resgatam a historia de Sergipe, além de revelar a história de pessoas que contribuiram para o desenvolvimento do estado. Transmite também programas produzidos pela Câmara Municipal de Aracaju, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal de Justiça de Sergipe.

Também possui convênios com a TV Câmara e a TV Senado, para a exibição de documentários.
Desde 2007, na gestão do presidente, deputado Ulices Andrade, a emissora tem vigorosa fase de renovação que lhe reforçou a modernidade e o profissionalismo. A emissora ganhou nova grade de programação com uma identidade visual e editorial que a coloca no rol de uns dos mais avançados no país.

Com a saida do deputado Ulices Andrade da presidencia da Assembleia, que foi chamado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do estado, foi aberto a eleição para o novo presidente. Entre as propostas dos candidatos, está a continuação da tentaiva de transformar a TV Alese em uma emissora de televisão aberta, assim como ocorre em outros estados da federação.

Nos finais de semana, a TV Alese exibe programas inéditos dos mais variados temas que abrangêm temas locais e nacionais. Como por exemplo no domingo, dia 14 de janeiro de 2011, o programa Tribuna Livre, que destacou um dos problemas crescentes em Aracaju, a situação do transito. Neste programa, foram apresentadas possiveis soluções para a diminuição de acidentes e estudos da SMTT para melhorar o trânsito.
Em 30 de novembro de 2011, as sessões da Câmara Municipal de Aracaju, passaram a ser exibidas pela TV Alese, mas somente pelo canal da operadora de televisão a cabo, a Sim TV, enquanto que pela Jet, continua sendo exibido programas produzidos pela emissora. O sinal da Câmara de Aracaju é enviado diretamente a sede da operadora.

TV Aberta

Desde sua inauguração em 2004, a Assembléia Legislativa vem tentando conseguir um canal aberto para transmissão do sinal.
Em 2005, foi feita uma solicitação ao Ministério das Comunicações para que a emissora pudesse transmitir seus sinais na TV Aberta. Para isso foi aberto um processo que tramitou até meados de fevereiro de 2010.
Segundo a emissora, essa é a unica forma de transmissão do seu sinal, pois não há recursos suficientes, além de ser praticamente impossivel disputar uma concorrencia junto com empresas privadas de alto porte financeiro.
Em fevereiro de 2010, o processo aberto em nome da Assembleia foi arquivado, fazendo com que a ideia da Assembleia não podesse ser levada adiante. Com isso um canal necessario na tv aberta da cidade de Aracaju, continuará restriro aos assiantes das duas unicas operadoras de televisão da cidade: SIM e JET.
Segundo especialistas, para a TV Alese tornar-se um canal aberto será necessario a criação de uma fundação pública para o gerenciamento da emissora.
Com a expansão do sinal digital das emissoras públicas TV Senado e TV Câmara, a TV Alese pode vir a transmitir em conjunto com as mesmas, caso um acordo seja firmado.

Programas:

75 municípios, quase 22 mil km2, cerca de 1,8 milhão de habitantes, diversidade ambiental, econômica, artística e cultural. É o Estado que passa no DESCOBRINDO SERGIPE. O traço da nossa gente, dos nossos costumes e das nossas tradições. Um programa que fala sergipanês, com muito orgulho.


Debate das idéias e formação da opinião – ingredientes que dão o tom de EM DISCUSSÃO. Dois convidados frente a frente com os desafios do nosso tempo. Aqui o senso crítico do telespectador é posto a toda prova. Uma oportunidade para pensar com clareza e decidir com consciência.


Um painel informativo e crítico do que ocorre nas sessões plenárias e nas Comissões é a mais perfeita tradução do PLENÁRIO EM FOCO. Um telejornal atualizado, versátil e imparcial. Um noticiário comprometido com a transparência do trabalho parlamentar. O que o deputado diz  Sergipe toma conhecimento por aqui.


Os nomes de nossas ruas, avenidas, praças, bairros, municípios carregam sempre uma história. Por trás de uma placa qualquer existe uma rica trajetória de vida que poucos conhecem. No PRAZER EM CONHECER, o telespectador faz uma viagem no tempo através da vida de personalidades ou de fatos que marcaram a história sergipana. Apoiado em depoimento de historiadores, o programa refaz cenários e reconstitui fatos que contribuíram para a formação de Sergipe e da sergipanidade.


O factual mostrado por todos os ângulos. O fato explicado em detalhes. O trabalho que acontece, o esforço que vale a pena, o exemplo a ser seguido. REPORTAGEM ESPECIAL fala de tudo para todos com precisão e profundidade.


Se o político é atuante, tem algo a dizer e isso interessa à sociedade, inevitavelmente ele será visto no SALA PARLAMENTAR. Programa que promove as idéias, venham de que lado vierem, sem preconceito ideológico ou partidário. Nesta Sala o parlamentar é obrigado a dizer a que veio.


SESSÃO PLENÁRIA é o Parlamento na íntegra dentro da casa do telespectador. Os discursos, os debates, as votações –  o trabalho dos deputados sem retoques, com toda a carga de realidade que a transmissão ao vivo revela. A essência da atividade parlamentar diariamente na sua tevê.


TRIBUNA LIVRE se apóia no tripé informação-prestação de serviço- construção da cidadania para levar ao telespectador entrevistas sobre temas da atualidade. Um programa para quem quer saber, entender e conhecer mais acerca dos assuntos que estão na pauta do dia. Uma autêntica tribuna a serviço do conhecimento.


A história de quem faz história está no VIDA PÚBLICA. Um mergulho na trajetória de figuras que marcam a cena política sergipana em todos os tempos. Um resgate de fatos que ajudam a compreender a vida e a obra de grandes sergipanos. Um programa à altura da grandeza de quem faz por Sergipe. 

Fontes: Site Oficial da TV Alese
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS