05/08/2013

"Marcia Peltier Entrevista" o jornalista e crítico musical Zuza Homem de Mello, na Rede CNT

O programa Marcia Peltier Entrevista desta terça-feira 06 de agosto recebe um nome que está ligado intimamente à história da MPB: o jornalista e crítico musical Zuza Homem de Mello. Ele começou a se envolver com a música na época dos festivais da canção,na década de 60. É autor do livro ''A Era dos Festivais: Uma Parábola'', - "Eu estudei engenharia de som, fiz estágio na Atlantic Records nos Estados Unidos e quando voltei ao Brasil comecei a participar dos festivais, trabalhando na parte de som, porque pouca gente entendia disso'', relembra.

Acabou se tornando um dos maiores pesquisadores da música brasileira. É fã declarado da Bossa Nova e de João Gilberto e também escreveu o livro "Eis Aqui os Bossa Nova'', onde conta a história desse movimento que mudou para sempre a música do Brasil. - "Chico Buarque,Caetano,Gil,Edu Lobo, Ivan Lins e mais recentemente João Bosco, Djavan e Lenine, todos são de alguma forma descendentes da Bossa Nova. A MPB que ficou até hoje, nasceu da Bossa Nova'', fala.

E João Gilberto foi mesmo o grande nome desse movimento?

"João Gilberto é único...a primeira vez que o ouvi fiquei chapado...ninguém consegue cantar como João Gilberto...ele extrai da música coisas que nem os compositores percebem...ele é único'', afirma. E essas histórias sobre o João Gilberto, de que ele gosta de ficar isolado e etc...como você analisa? - "As pessoas tem que entender que ele é como é...não adianta querer mudar o João Gilberto...deve se deixar ele ser como ele é...o que importa é o talento que ele tem'', diz

E você que é um estudioso, onde se faz música original no Brasil, hoje?

"Temos movimentos musicais de muita qualidade em Pernambuco, primeiro e depois em São Paulo'', comenta.

E você está trabalhando num novo livro?

"Sim, estou organizando textos meus desde que comecei a fazer crítica musical na Folha da Noite em 1956. Em breve estes textos selecionados vão estar nesse novo livro'', afirma.

E como este amante da ''grande música brasileira'' se define?

"Eu vivo pela música'', conclui.


Terça-Feira, 06, às 23h, na Rede CNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS