24/10/2013

24 de outubro, Dia da ONU

Símbolo da Organização e Kofi Annan – Secretário-Geral
Símbolo da Organização e Kofi Annan – Secretário-Geral

No dia 24 de outubro comemora-se o Dia da ONU (Organização das Nações Unidas). A escolha da data foi em razão da criação da instituição, oficializada no mesmo dia.
A criação da Organização foi logo após a II Guerra Mundial, a fim de melhorar os trabalhos desenvolvidos pela Liga das Nações.Com a reunião de cerca de cinquenta países, a Conferência das Nações Unidas busca o comprometimento dos mesmos para garantir o desenvolvimento, defender os direitos humanos e a liberdade, e manter a paz mundial.
Para que a ONU consiga desenvolver seus trabalhos pelo mundo todo, conta com a colaboração de mais cinco instituições agregadas a ela. Tem uma Secretaria Geral, que cuida da administração dos programas e das políticas dos órgãos, tendo como atual secretário-geral, o africano Kofi Annan, desde 1997; Conselho de Segurança, composto por 15 países, onde dez são escolhidos por eleições e cinco são fixos (França, Reino Unido, Federação Russa, Estados Unidos e China); o Conselho Econômico e Social, que coordena as economias da Organização e seus trabalhos sociais; uma Assembleia Geral, composta por todos os países membros, a fim de discutir os assuntos pertinentes e tomar as devidas decisões, em pelo menos um encontro por ano; a Corte Internacional de Justiça, que analisa e julga os conflitos entre as nações do mundo todo, através de quinze juízes escolhidos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança.
O diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello seria indicado para ocupar o cargo de secretário-geral da ONU, mas faleceu no Iraque (2003) durante um ataque de caminhão-bomba no quartel-general da ONU, na cidade de Bagdá.
Os trabalhos da ONU estão voltados para promover o bem social a crianças, idosos, refugiados de guerra, povos indígenas, fomentar a sustentabilidade, dentre outros, através das dezesseis agências especializadas que integram seu sistema.
A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é bem conhecida no Brasil, pois todos os anos programas televisivos e celebridades da área fazem campanhas para a arrecadação de fundos a fim de desenvolver trabalhos em favor de crianças carentes que vivem no país. Sua criação foi em dezembro de 1946, para cuidar das crianças sobreviventes da Guerra, tornando-se uma agência permanente da ONU. A sigla inicial significava United Nations International Children's Emergency Fund, o mesmo que Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para as Crianças.
Além da UNICEF, outros importantes órgãos são parte constituinte da ONU, como a OMS (Organização Mundial de Saúde), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), dentre outros.
Das cento e noventa e duas nações do mundo, a Organização conta atualmente com a participação de cento e oitenta e nove delas, um grande avanço para quem iniciou suas atividades com apenas cinquenta integrantes.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS