16/03/2014

Recém-nascido é encontrado dentro de saco de lixo

Na noite do último sábado, 15, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) realizaram o resgate de um recém-nascido, do sexo feminino, com aparentemente uma semana de vida. A ação aconteceu por volta das 19 horas na Rua Joares Carvalho, no Bairro Garcia.

A menina foi encontrada dentro de um saco de lixo, próximo a uma academia da localidade. Sem lesões de pele ou sinais de maus-tratos, a recém-nascida encontrava-se com um quadro de hipotermia e cianótica – com a pele azul-arroxeada.
De acordo com um dos motossocorristas do Samu, Carlos Eduardo de Almeira, entre o momento da abertura de ocorrência e os primeiros atendimentos a recém-nascida, a equipe precisou apenas de oito minutos.


“O técnico auxiliar de Regulação Médica [TARM] passou a ligação para o médico regulador que, de imediato, realizou da autorização de preparo da ambulância e o envio da equipe até o local da ocorrência. Para dar mais agilidade, duas motolâncias foram designadas para acompanhar o atendimento até que a ambulância chegasse”, relatou o profissional que participou.


Allan Delon Vieira, também motossocorrista envolvido no atendimento, explicou que a motolância possui os equipamentos necessários para estabilizar e fazer qualquer tipo de atendimento à vítima sob regulação médica.

“Após a chegada ao local da ocorrência, avaliamos o quadro clínico da criança, e constatamos que ela estava com início de hipotermia. Por isso, colocamos a bebê envolvida em uma manta térmica, até a chegada da Unidade de Suporte Avançado [USA], que é composta por materiais específicos, como incubadora, mochila de vias aéreas infantis, berços climatizados entre outros. Todos esses materiais são essenciais para o transporte do paciente neonato e garantem uma infraestrutura adequada para que o bebê chegue ao destino com um quadro clínico estável ”, explicou. Os motossocorristas também fizeram a higienização da paciente.

Após receber os devidos cuidados, a bebê foi encaminhada para a Maternidade Santa Izabel, onde os profissionais batizaram com o nome de Vitória. Ela pesa 2,5 kg e mede 47 centímetros. Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, Luciana Prudente, a agilidade e comprometimento da equipe foram fundamentais para o sucesso do atendimento.

“O Samu 192 Sergipe é responsável por prestar atendimentos dentro do âmbito do atendimento pré-hospitalar. Todos esses procedimentos são feito com muita agilidade, porém sempre priorizando a segurança do paciente. Fico feliz em ver que faço parte de uma equipe tão competente e comprometida. E que neste, e em outros tantos atendimentos, eles agem como verdadeiros heróis”, destacou Luciana.

Samu 192 Sergipe

Criado em 2002 em Aracaju e ampliado em 2006 pelo Ministério da Saúde, para prestar assistência à população Samu é responsável prestar socorro à população em casos de urgência e emergência, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção às Urgências.

Como forma de garantir mais assistência em saúde, o Governo de Sergipe, através da Fundação Hospitalar de Saúde por meio da Fundação Hospitalar (FHS), realizou a ampliação do serviço no dia 1º de março. Uma base do Samu foi aberta na Zona de Expansão de Aracaju. Entre os dias 1º e 9 de março, após a ativação da base, 46 atendimentos foram realizados pelos profissionais que atuam na unidade.

Outro avanço de significativo impacto foi a reestruturação do serviço de motolância. Desde o último dia 24 de fevereiro, já foram contabilizados, em Aracaju, 34 atendimentos, sendo nove realizados durante o Carnaval. De acordo com a superintendente do Samu 192 Sergipe, Luciana Prudente, tal reestruturação tem repercutido num menor tempo-resposta para o serviço, que também contempla a população da Zona de Expansão e região Sul de Aracaju.


Fonte: Ascom Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS