24/03/2014

TV Sergipe implementa de forma pioneira o sistema de closed caption


A TV Sergipe estreou hoje, dia 24/03, a tecnologia Closed Caption, também conhecida pela sigla "CC" ou "legenda oculta". O Bom Dia Sergipe foi o primeiro programa local a contar com a novidade.

A partir de agora, todos os programas, telejornais e boletins da programação local também contarão com o sistema. Na programação nacional, ela já é uma realidade. O Close Caption é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função para tal.

As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica, normalmente chamada de "CC". A legenda oculta transcreve além das falas dos atores ou apresentadores, qualquer outro som presente na cena: palmas, passos, trovões, músicas, risos, entre outros.

“Com o investimento de 200 mil reais e contratação de novos colaboradores, a TV Sergipe tem a missão facilitar o entendimento dos deficientes auditivos com a programação da emissora”, conclui o gerente de tecnologia da TV Sergipe, Maurício de Souza.

Closed Caption (Foto: TV Sergipe/ Divulgação)
Operadoras do Closed Caption com dedicação total à nova ferramenta (Foto: TV Sergipe/ Divulgação)
A legenda oculta obedece à Portaria 310 do Ministério das Comunicações, que preconiza que toda a programação transmitida ou retransmitida pelos veículos de radiodifusão deverá ser acessível para pessoas com deficiência. Em Sergipe, o processo de implantação do sistema começou a ser discutido em setembro de 2010, em audiência no Ministério Público Estadual.
De acordo com a estagiária de Tecnologia, Vivian Soraya de Jesus, o recurso oferecido pela TV é pioneiro em Sergipe. “É um prazer trabalhar com o Closed Caption na tv, pois tivemos dois anos de treinamento com intuito de levar o melhor na inclusão social”, disse.
A tecnologia usada é executada com a presença de dois colaboradores que se dividem em duas funções: o locutor e o avaliador.

“O locutor vai ouvir o telejornal ou programa e juntamente com o computador irá decodificar os caracteres. Já o avaliador recebe o que foi decoficado, ouve e corrige enviando o conteúdo para o telespectador que estará utilizando o CC”, explica Amanda Amaro da Silva, estagiária de Tecnologia.

Os textos são criados especialmente para pessoas portadoras de necessidades auditivas,  além das falas, ruídos ou sons de plano de fundo são transcritos, além de trazer comodidade às pessoas que estejam em ambientes muito barulhentos, onde não se possam ouvir os sons do televisor.

Para Luize Emanuelle Guimarães e Laura Campos, também estagiárias de Tecnologia, o recurso é uma instrumento necessário para a comunicação.
“O principal objetivo de uma empresa de comunicação é passar informação da maneira mais completa possível. Com certeza a inclusão deve ser pensada por todos e estar todos os setores. Mais uma inovação da TV Sergipe, estamos muito felizes por fazer parte desse momento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS