13/05/2014

Programas da TV Brasil e Rádio Nacional recebem menção honrosa em Prêmio Nacional sobre Violência de Gênero

Os programas Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, e Viva Maria, da Rádio Nacional, ganharam a menção honrosa no Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero, concedido pela Casa da Mulher Catarina e a pela Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. A honraria foi para o episódio “A hora da chegada – como nascem os bebês no Brasil?”, do Caminhos da Reportagem, e para o Viva Maria, apresentado por Mara Régia, pelo pioneirismo na discussão de gênero no rádio brasileiro.
A ideia para abordar o tema parto no Caminhos da Reportagem nasceu a partir do empenho da jornalista Marieta Cazarré. “Eu queria entender por que se faz tanto parto cesareana no Brasil”, explica. Ao se aprofundar no tema, Marieta descobriu que uma em cada quatro mulheres no Brasil sofre algum tipo de violência na hora do parto.
Impedir as mulheres de terem um acompanhante de sua escolha, de beber água, de caminhar, de ingerir alimentos, são algumas das situações de violência identificadas pela reportagem. Em alguns casos, mulheres são abandonadas nos corredores, sendo vistas e tocadas por dezenas de profissionais, tratadas de maneira desrespeitosa. “As pessoas não sabem, mas tudo isso pode ser considerado violência obstétrica”, pontua Marieta.
Para ela, o reconhecimento trazido pela menção honrosa é muito importante principalmente para dar visibilidade ao problema. “Ele ajuda a reconhecer que esse é um problema real e que alguma coisa precisa ser feita.” O programa abordou ainda a alternativa de algumas mulheres ao parto em casa e mostra como funcionam casas de parto e o hospital público Sofia Feldman, em Belo Horizonte, que é referência no tratamento humanizado e na assistência às gestantes.

Viva Maria
O Viva Maria, por sua vez, começou em 1981 já com a voz de Mara Régia trazendo temas sensíveis para a luta das mulheres por seus direitos.Viva Maria vai ao ar de segunda à sexta em diferentes horários pela Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Rádio Nacional do Alto Solimões.
As pautas tratadas durante o programa vão desde políticas públicas relacionadas às mulheres brasileiras às informações sobre a saúde sexual e reprodutiva feminina. “Em meio a 80 inscrições de trabalhos de todo o país, me sinto honrada em receber essa homenagem especial”, comemora Mara. “É a coroação do trabalho que a gente vem realizando nesses 33 anos.”
A entrega dos prêmios, das menções honrosas e da homenagem especial será na abertura do Seminário Internacional sobre Mídia e Violência de Gênero, no dia 16 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina, às 19h, no hotel Baia Norte. Os ganhadores foram selecionados a partir do parecer de uma comissão julgadora composta por cinco jornalistas de diferentes estados e regiões.
Veja aqui o episódio do Caminhos da Reportagem.

Informações da EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS