23/07/2014

Equipe do programa 'Conhecendo Museus' encerra gravações no Museu da Gente Sergipana

Diretor de programas e projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, fala sobre o sergipano Zé peixe
Foram três dias de gravações que tiveram como cenário o Museu da Gente Sergipana e como personagens seu público, colaboradores e convidados especiais. Cada uma das instalações do museu foi visitada e registrada pela equipe do programa ‘Conhecendo Museus’, da TV Brasil/EBC, que prepara a sua terceira temporada de programas. Além do Museu da Gente Sergipana, foram gravados mais três episódios nos Museus Histórico de Sergipe, Arqueológico de Xingó e no Palácio Museu Olímpio Campos. 

Historiadora Josevanda Franco apresenta
 a história do prédio onde o museu está instalado
O trabalho realizado durante o período de gravação, finalizado nesta quarta-feira, 23, promete divulgar e democratizar os valores culturais do povo de Sergipe, através do conteúdo disponibilizado pelo Museu da Gente Sergipana, com riqueza de detalhes. Para isso, as instalações, os acervos e as exposições serão retratados na sua integridade através das imagens e dos depoimentos de diretores, educadores, monitores, colaboradores, convidados, e acima de tudo do público visitante. Assim como a proposta do Museu da Gente Sergipana e o formato do programa, o episódio promete ser dinâmico ao explorar o Museu da Gente e sua interatividade.

Grupo Parafusos de Lagarto também
 fará parte do episódio Museu da Gente Sergipana
Revelar a história da gente sergipana para o Brasil e para o mundo é sempre gratificante para o Instituto Banese, que recebeu a equipe do ‘Conhecendo Museus’ de braços abertos, colaborando e dando o suporte necessário para as gravações. Formada pelo diretor Amauri Mauro, pela produtora Maria Lígia, pelos cinegrafistas César Boni e José Boni e pelo iluminador Jorge Ribeiro, a equipe agradeceu a acolhida e o apoio recebido.


Além disso, eles aprovaram a experiência de conhecer alguns dos museus de Sergipe, dentre eles o Museu da Gente. Segundo o diretor do programa, Amauri Mauro, a experiência de gravar em Sergipe e de conhecer o Museu da Gente Sergipana foi ótima. “Nós fomos muito bem recebidos. Fomos atendidos calorosamente. Encerramos essa série de 64 episódios aqui no Museu da Gente, nosso último endereço em Sergipe, de forma especial porque esse museu é muito bacana, bonito, tem um visual incrível, além da museologia moderna”, comentou o diretor.

Ele, que descreveu o Museu da Gente Sergipana como encantador, também destaca a proposta interativa e tecnológica do museu. “Aqui conseguiram um feito interessante que é poder contar a história de uma forma moderna. O jovem, principalmente, se identifica muito com essa coisa da modernidade, acho que foi um passo acertado daqueles que o pensaram”, finaliza Amauri Mauro.

Equipe orgulhosa do trabalho realizado durante os três dias de gravação

Além do passeio contemplativo e explicativo por um espaço que dá vida e movimento à cultura, o episódio sobre o museu também mostrará um exemplo vivo da nossa cultura através da apresentação do grupo cultural Parafusos, do município de Lagarto. As apresentações do grupo foram as últimas cenas gravadas pela equipe.
O episódio Museu da Gente Sergipana será transmitido pela TV Brasil, conforme horário do programa Conhecendo Museus (às terças-feiras, 17h30, e aos sábados, 15h30), em uma data que ainda será definida.

‘Conhecendo Museus’
O projeto, tanto promove o resgate da memória brasileira – inscrita nos objetos, obras de arte e documentos –, consolidando-a num conjunto de informações acessíveis, como colabora na formação e no apuro da consciência crítica dos telespectadores, em particular os mais jovens.

De norte a sul do país, o Conhecendo Museus apresenta de forma simples, dinâmica e objetiva os museus como instituições pulsantes e vivas no resgate da cultura. Em todas as temporadas, o projeto promove o resgate da memória brasileira em cada objeto, em cada obra de arte e documentos. É um novo olhar com uma nova perspectiva mostrada em cada episódio.

No site do projeto (http://www.conhecendomuseus.com.br) é possível encontrar o programa na íntegra, de todas as temporadas, notícias e agenda sobre eventos e exposições em museus de todo o país.

Informações do Museu da Gente Sergipana
Fotos: reprodução/Museu da Gente Sergipana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS