08/04/2015

"Caminhos da Reportagem" aborda chacinas que marcaram o país


Caminhos da Reportagem desta quinta-feira (9), às 22h, na TV Brasil revela o drama de famílias que tiveram parentes mortos, vítimas de polícias. Casos de chacinas que ficaram conhecidos por todo o país como as “mães de maio” em 2006, a da Baixada Fluminense no ano anterior e a de Belém em novembro de 2014 são tragédias que confirmam que o Brasil possui uma das polícias mais violentas do mundo.


O perfil das vítimas que sofreram este tipo de violência costuma ser o mesmo: pobres, negros, jovens com idades entre 15 e 26 anos. O dos acusados e de alguns condenados pelos crimes também é sempre parecido: servidores públicos, que usam farda, armas e como as vítimas de homicídios vivem em periferias. “Se o policial que matou meu irmão não tivesse sido condenado, eu ainda teria que aguentar ele me cumprimentando", conta Silvania dos Santos, irmã de Renato, assassinado na chacina da Baixada Fluminense.
Durante cinco anos a polícia brasileira foi responsável pela morte de onze mil pessoas, segundo dados de 2013 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O mesmo índice de homicídios foi registrado pela polícia americana em 30 anos. “Quando a gente apresenta os dados do Brasil em congressos internacionais, as pessoas acham que possui algum erro, que tem um ou dois zeros a mais”, diz o sociólogo Ignácio Cano.
O Caminhos da Reportagem percorre a rota das execuções sumárias de habitantes das periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. E traz a versão de testemunhas, parentes das vítimas e de policiais aposentados. Em uma entrevista exclusiva, o programa da TV Brasil conversa com um policial militar que trabalha nos morros cariocas.

Serviço:
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (9), às 22h, na TV Brasil.
______________________________________________

Me siga no INSTAGRAM: @pedrogabrielse
CURTA no FACEBOOK: Blog do Pedro Gabriel
Me siga no TWITTER: @pedrogabriel13p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS