![]() |
O fim da TV analógica (Arte: Pedro Gabriel) |
Em Aracaju, o sinal da TV analógica será desligado no dia 29/07/2018.
Atualmente, existem 7 canais operando no sistema digital em Aracaju, são eles: TV Aperipê/TV Brasil (2.1), TV Sergipe/Globo (4.1), TV Atalaia/Record (8.1), TV Canção Nova Aracaju (13.1), Rede Vida (39.1), Band Bahia (44.1) e SBT (50.1). Desses, apenas 5 transmitem programas em HDTV.
Em analógico, ainda são transmitidos os seguintes canais: Record News (18), RIT TV (20), Rede CNT (26), TVCi (28) e TV IMPD (57).
E mais: A partir de agosto os Aracajuanos poderão sintonizar o sinal aberto da TV Alese, emissora controlada pela Assembléia Legislativa de Sergipe, que atualmente é transmitida através do canal 16 da Sim TV. Segundo informações, a programação poderá ser transmitida em conjunto com a TV Senado e TV Câmara.
Com o desligamento da TV analógica, a programação aberta ficará disponível apenas em formato digital, o que vai melhorar a qualidade de som e imagem da programação.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estipulou prazo até novembro de 2018 para que todos os municípios brasileiros tenham a transmissão digital. Pelo cronograma previsto, este ano começam as transmissões exclusivamente digitais nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e do Rio de Janeiro. O desligamento do sinal analógico deve atingir 30 milhões de famílias.
Quem já tem um aparelho de televisão digital deve instalar a antena para receber o sinal digitalizado. Os que têm aparelhos mais antigos deve instalar a antena e um aparelho conversor, que pode custar menos de R$ 100, segundo a Anatel.
Quem usa antena parabólica, ou é assinante de TV a cabo, não terá de passar por nenhuma adaptação. Os detalhes das mudanças, como fazer a adaptação e o cronograma de desligamento de todo o Brasil estão disponíveis no site www.vocenatvdigital.com.br ou no telefone 147.
BOLSA FAMÍLIA
Com a transição para a TV digital, a faixa de radiofrequência ocupada pela TV analógica será liberada e usada por empresas de telecomunicações para a prestação de serviços móveis de quarta geração (4G). As operadoras de telefonia que venceram o leilão deverão distribuir aparelhos e antenas para todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. As companhias devem investir R$ 3,6 bilhões no pagamento de custos para essa transição.
TEXTO: Pedro Gabriel
Com informações da EBC
______________________________________________
Me siga no INSTAGRAM: @pedrogabrielse
CURTA no FACEBOOK: Blog do Pedro Gabriel
Me siga no TWITTER: @pedrogabriel13p
CURTA no FACEBOOK: Blog do Pedro Gabriel
Me siga no TWITTER: @pedrogabriel13p
e a tv cidade?
ResponderExcluirEntra na TV Aberta ainda em 2016, segundo informações obtidas pelo blog! =)
Excluir