17/04/2015

TV Brasil estreia documentário "Paranoá - espelho do céu" neste domingo (19)

Para celebrar os 55 anos de Brasília – comemorados nesta terça (21/04) – a TV Brasil apresenta o documentário inédito "Paranoá - espelho do céu" neste domingo(19/04), às 20h, com transmissão em rede local apenas para a cidade. Na produção, às margens do Lago Paranoá, o velejador Lars Grael e a cantora Ellen Oléria falam da sua relação com o lago.
O filme produzido pela emissora traça um panorama sobre a história do Lago Paranoá ao longo dos 55 anos da capital. “Escolhemos o lago porque é um símbolo de Brasília”, conta diretora do documentário, Marieta Cazarré. “Se você pensar metaforicamente tem tudo a ver, o lago também é artificial e planejado”, argumenta. “Juscelino falava que é a moldura liquida da cidade. Ao mesmo tempo ele tem história, tanto quanto Brasília.”
Com histórias que remetem à época da construção da capital e da barragem do rio Paranoá, a produção mostra como o lago, ainda em sua primeira década, ficou completamente poluído. O documentário revela que, nas décadas seguintes, o Paranoá passou por um longo processo de despoluição, chegando ao que é hoje – um lago limpo e com um amplo leque de usos: lazer, prática esportiva, atividades náuticas, pesca, geração de energia, entre outros.
"Paranoá - espelho do céu" traz histórias de vida de pessoas que tem o lago como referência e fonte de inspiração. A equipe de produção do filme entrevista ambientalistas, atletas e moradores da região que têm vínculo afetivo com o Lago Paranoá.

Brasília 55 anos
Na trilha das comemorações do aniversário de Brasília a TV Brasil exibirá, ainda, uma edição especial do telejornal local Repórter DF, às 12h30. O programa trará reportagens especiais sobre a capital. Uma delas vai traçar o perfil da população com suas várias origens e sotaques, entrevistando moradores vindos de várias estados e mesmo de outros países.
A edição especial vai exibir também curiosidades sobre a história da capital, como a lancha Gilda, que Juscelino Kubitschek trouxe para Brasília na época da construção da cidade e que foi reformada recentemente. Ou uma entrevista com o primeiro jornaleiro da cidade, Lourivaldo Marques, responsável por tocar até hoje a banca de revistas da 108 sul. O cinturão agrícola de Brasília, o Parque da Cidade, o Memorial Tancredo Neves serão outros temas tratados na edição especial.
Normalmente com duração de 15 minutos, o programa terá 30 minutos e será ancorado a partir do restaurante Gazebo, que fica na orla do Lago Paranoá, próximo a Ponte JK. A apresentação é de Natália Pereira e a edição de Ana Paula Neves.
Matérias exibidas nos nacionais Repórter Brasil Tarde e no Repórter Brasil Noite também vão lembrar o aniversário da cidade. Na edição vespertina o programa vai mostrar o lado verde da cidade, com informações sobre as árvores e a vegetação que são uma das marcas de Brasília. À noite o Repórter Brasil vai reprisar a matéria sobre o perfil populacional, já apresentada no Repórter DF.
______________________________________________

Me siga no INSTAGRAM: @pedrogabrielse
CURTA no FACEBOOK: Blog do Pedro Gabriel
Me siga no TWITTER: @pedrogabriel13p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS