18/04/2015

"Ver TV" debate atuação das TVs universitárias

A universidade moderna tem como objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão. Este terceiro objetivo, a extensão, compreende os diferentes serviços prestados pela Universidade à sociedade, entre eles o de tornar pública a produção científica e acadêmica da instituição. Esse é um dos papéis da TV universitária.
A TV Universitária de Recife, ligada a Universidade Federal de Pernambuco foi a primeira TV do gênero no país, inaugurada em 1968. Naquela época a taxa de analfabetismo era muito alta e o objetivo da TV era promover a educação formal.
Apesar da boa intenção inicial até a década de 1990 as TVs universitárias tinham pouca relevância,  e muitas, basicamente, repetiam os conteúdos da TV Cultura de São Paulo ou da TVE do Rio de Janeiro.
Em 1995, a lei Federal de n° 8.977, conhecida como lei do Cabo, em seu artigo 23, instituiu os canais básicos de utilização gratuita, entre eles determina a reserva para um canal universitário por cidade. A lei serviu como estimulo e várias instituições de ensino superior passou a ter suas TVs.
Apesar da extensão das TVs universitárias, elas enfrentam dificuldades em relação a produção e ao financiamento. Hoje, a busca por uma identidade editorial própria e a conquista de segurança financeira, são alguns dos desafios das universidades brasileiras.
Assista o programa na íntegra:
______________________________________________

Me siga no INSTAGRAM: @pedrogabrielse
CURTA no FACEBOOK: Blog do Pedro Gabriel
Me siga no TWITTER: @pedrogabriel13p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS