17/12/2015

"Ver TV", da TV Brasil, discute a abordagem de temas bíblicos na televisão


O fascínio causado pelas histórias bíblicas nos telespectadores pauta o debate do programa Ver TV deste domingo (20), às 23h, na TV Brasil. O fenômeno bíblico tão explorado pelo cinema chegou a TV brasileira com “Os Dez Mandamentos” e não dá mostras de que vai sair tão cedo. A exibição da primeira novela cristã em rede nacional resultou em altos índices de audiência para a Record.
A partir dessa constatação, o programa apresentado por Lalo Leal investiga a influência da religião no interesse do público com a tendência da televisão brasileira. Para conversar sobre esse novo filão televisivo, o Ver TV recebe o historiador Cláudio Almeida, a atriz Denise Del Vecchio e o jornalista Reinaldo José Lopes.

Denise integrou o elenco da novela “Os Dez Mandamentos”. Para ela, as histórias da trama são interessantes e atraem o público pela afinidade com os personagens. “Acho que as histórias que estão na Bíblia são riquíssimas, os personagens são interessantíssimos, grande parte do público já conhece ou já ouviu de algum lugar”, afirma.

Especialistas comentam o uso de efeitos especiais utilizados na produção da telenovela, a reconstituição da narrativa e a liberdade das adaptações entre outras questões. “O fato das pessoas conhecerem a história dá uma segurança maior para o espectador”, explica o professor e historiador Cláudio Almeida, que leciona no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

O jornalista Reinaldo José Lopes descreve o conto bíblico como algo que permite uma interação com o pensamento dos personagens. Ele escreveu o livro “Deus: como ele nasceu” e explica as brechas que o texto bíblico oferece. “A narrativa bíblica é super curta, seca; não tem desenvolvimento. Ela deixa você imaginar o que está se passando na cabeça dos personagens, mas ela conta isso para você. Então cabe ao autor deitar e rolar em cima disso e rechear esse esqueleto”.

A socióloga Verônica Elói de Almeida estuda a relação das minisséries com a história do Brasil. Ela fala com a equipe do Ver TV sobre as diferenças entre as minisséries tradicionais e as produções bíblicas.

Um tema bíblico foi explorado pelo cinema brasileiro no filma “A Palavra”, realizado no Nordeste, entre 2011 e 2012. A produtora cultural Zitah Oliveira foi ouvida pelo Ver TV no Recife. Ela salienta a importância do trabalho realizado por Guilherme de Almeida Prado, diretor do filme.
_________________________________________
Me siga no INSTAGRAM: @pedrogabrielse
CURTA no FACEBOOK: Blog do Pedro Gabriel
Me siga no TWITTER: @pedrogabriel13p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS