Na última edição especial em comemoração aos dez anos do Ver TV, o programa trata de dois assuntos centrais na vida da televisão brasileira: a qualidade do conteúdo exibido e a ausência de uma regulação moderna para o setor.
Neste domingo (28), às 23h, na TV Brasil, o apresentador Lalo Leal recebe especialistas para um balanço do debate em torno desses temas na última década. Participam da discussão a professora Ivonete Lopes, a advogada Veridiana Alimonti e a educadora Gabriela Borges.
Professora da Universidade Federal de Viçosa, Ivonete Lopes é autora do livro “TV Brasil e a construção da Rede Nacional de Televisão Pública”. A pesquisadora reflete sobre os valores mais vulneráveis na televisão pública, na televisão privada e na sociedade. “Na minha concepção, para falar em qualidade nós temos que abordar principalmente dois aspectos: a regionalização da programação e a questão da diversidade”.
A advogada Veridiana Alimonti é integrante da coordenação executiva do Intervozes. “A primeira questão fundamental de um programa que tenha qualidade é não violar direitos”, afirma.
Para Gabriela Borges, professora de comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, a audiência não deve ser parâmetro para definir qualidade. “Acho que a qualidade é um conceito bastante controverso, ainda mais quando a gente escuta alguns argumentos de que ela está relacionada apenas com o gosto da audiência”, explica a docente que também é coautora do livro “Discursos e práticas e qualidade na televisão”.
Para aprofundar a análise, o programa ainda entrevista outros estudiosos como a jornalista Renata Noiar e os professores Venício Lima e Gilberto Maringoni.
A jornalista Renata Noiar contribui com o Ver TV desde o início ao refletir sobre a qualidade da televisão brasileira. Nesta edição, ela destaca algumas das características da tevê nestes dez anos e aponta caminhos que poderiam ser seguidos.
Sobre mudanças na regulação dos meios audiovisuais, o professor Venício Lima afirma que ocorreram avanços na América Latina. O docente da Universidade de Brasilia participou da primeira edição do Ver TV, em 2006.
O professor Gilberto Maringoni, que atua na Universidade Federal do ABC, em São Paulo, também ressalta o desenvolvimento legal realizado na América Latina e fala sobre algumas das características do telejornalismo brasileiro.
_________________________________________
Me siga no INSTAGRAM: @pedrogabrielse
CURTA no FACEBOOK: Blog do Pedro Gabriel
Me siga no TWITTER: @pedrogabriel13p
Nenhum comentário: