18/06/2017

Resenha: "Guia para falar (e aparecer) bem na televisão", de Pedro Maciel

Em o "Guia para falar (e aparecer) bem na televisão", o jornalista Pedro Maciel explica de diversas formas a importância do jornalista saber se apresentar e se comportar em frente às câmeras de televisão. 

Ele conduz a leitura falando sobre como a postura do jornalista influencia muito nas notícias que são passadas através da Tv como, por exemplo, na hora de falar de maneira clara, com calma e precisão. Mostrando ao leitor sua seriedade com o assunto ali abordado. 


"A simples possibilidade de falar na televisão é suficiente para provocar nervosismo e aflição em praticamente todas as pessoas que não tem convivência rotineira com o veículo. A força e a penetração da televisão intimida as pessoas. Esta reação, embora até justificável por causa da pouca intimidade com a televisão, sempre é exagerada."

Fala de como a televisão trabalha com a beleza, mas que não só essa qualidade é o destaque que pode levar um jornalista à conduzir um telejornal, por exemplo. 

É um conjunto de atributos, mas, principalmente, ele saber ter postura, cuidados com os gestos, a fala, saber convencer - através de sua credibilidade e segurança ao apresentar os fatos -, dentre tantas outras qualidades.

O autor usa de sua experiência para dar boas dicas. E por mais que o livro seja uma publicação de 1994, ele ainda é muito atual. 

"Na televisão, além de saber falar bem, o que significa utilizar uma linguagem coloquial e direta, é muito importante garantir uma boa apresentação. Isto é, sentir-se à vontade e expor o raciocínio de maneira adequada, clara e objetiva, evitando que a fala tenha pontos obscuros ou capazes de gerar confusões no entendimento. O telespectador exige clareza nas ideias e argumento usados."

A leitura é bem fluida e o leitor consegue ler bem rapidinho. O Pedro consegue ser objetivo sem deixar de explicar o necessário. Isso ajudou bastante. Ele não precisou ser prolixo para explicar nada.

Para quem não sabe, sou estudante de Jornalismo. Como sempre procuro algumas leituras relacionados ao meu curso, achei esse livro e infelizmente por ser tão antigo ele já saiu de circulação. Por sorte encontrei ele à venda no Estante Virtual. E mais sorte ainda foi que ele estava sendo vendido num sebo de Aracaju. Gente, aconteceu tudo a meu favor rsrs. E foi uma leitura que gostei bastante. 

Super recomendo para os estudantes de Jornalismo. É bom saber o que os mais experientes tem a nos dizer para que possamos ser grandes profissionais na área. Olha, chego até mesmo a indicar esse livro para aqueles que trabalham dando bastante entrevistas na TV. Tem muitas dicas irão servir bem. 😉


Ficha Técnica:


Obra:  "Guia para falar (e aparecer) bem na televisão"
Autor: Pedro Maciel
Editora: Editora Sagra DC Luzzatto
Publicado: 1994
Páginas:  104
Compre:  Estante Virtual
Adicione: Skoob
★★★★★ Perfeito!



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS