02/06/2017

Resenha: "Tá no Ar, No Livro", de Marcius Melhem e Marcelo Adnet

A televisão brasileira está cheia de programas de humor, mas nem todos conseguem fazer algo tão inteligente, marcante e até mesmo reflexivo, como o "Tá No Ar" faz. 

E o "Tá No Ar, No Livro", escrito por Marcius Melhem e Marcelo Adnet, fala dessa necessidade de um programa de humor diferente dos que vinham sendo exibidos ao longo dos anos na TV. Um programa dinâmico, interativo, crítico e ao mesmo tempo engraçado. Um programa em que o telespectador pudesse ter afinidade de alguma forma. Isso tudo sem 'puxar a brasa para a sardinha' deles e, principalmente, sem desrespeitar nenhum programa.


"Desde a primeira reunião de criação, a orientação é escrever com liberdade, sem agressividade, buscando a melhor forma de construir críticas guiadas pelo intuito de fazer rir."

Tá, mas o livro não se prende a falar somente disso. Vai além do que você imagina! 

A obra vem pra sanar a curiosidade dos telespectadores sobre como funciona as engrenagens de um dos humorísticos mais revolucionários da TV Globo. Traz os bastidores, processo de criação do programa, as ideias, as inspirações vindas do dia-a-dia e ainda apresenta aqueles que fazem o "Tá No Ar" acontecer: a equipe. Um time que vai desde os diretores, passando pelos atores, roteiristas, editores... até os assistentes.

"A religiosidade é tanto um terreno fértil quando minado. No Tá No Ar, o alvo da crítica é a exploração da fé, e não uma religião ou crença. É da natureza da comédia perseguir os temas espinhosos. No humor não existe o intocável."

O livro ainda fala sobre as paródias e suas curiosidades, cita o quão importante foram as participações especiais de atores da Rede Globo e até mesmo descreve o momento marcante da participação pra lá de especial do humorista Carlos Alberto de Nóbrega, de "A Praça é Nossa", exibido no SBT. 

"Convidar uma estrela de outra emissora para participar do Tá No Ar foi a evolução gradual e natural de um processo, consequência da liberdade editorial e criativa que a equipe sempre recebeu." 

A publicação do livro foi feita pela Editora Leya e é uma edição muito bonita. A capa é em holograma, o que dá um efeito incrível. Além disso, o livro vêm repleto de imagens dos bastidores das gravações do programa, imagens das paródias, das participações e cenas marcantes; o leitor ainda pode conferir a reprodução de alguns roteiros, letras de alguns musicais, registros dos storyboards usados, dentre outras surpresas. A publicação ainda possui orelhas escritas com as belíssimas palavras do jornalista e escritor Nelson Motta.

E mais: o conteúdo vai além das páginas do livro. Para uma melhor compreensão de tudo que é abordado e ainda tornar o livro interativo, no decorrer da leitura o leitor vai encontrar vários QR Codes onde - com o uso do aplicativo no celular - podemos conferir os vídeos de paródias e de algumas das esquetes citadas em o "Tá No Ar, No Livro". Incrível, né?! Eu achei muito bom.

"Tá no Ar, No Livro" é uma obra que tem uma leitura rápida, bem tranquila e engraçada. Um livro que todo fã do programa deve ter em sua estante. Além disso, é uma leitura que indico bastante para todos os estudantes de Cinema e Audiovisual. A experiência de Marcius Melhem e Marcelo Adnet é um aprendizado valioso para todos aqueles que sonham em fazer humor inteligente e engraçado, seja na TV ou em qualquer outro lugar. 


Ficha Técnica:

Obra: Tá No Ar, No Livro
Autores: Marcius Melhem e Marcelo Adnet
Editora: Leya
Publicado: 2017
Páginas: 192
Compre: Amazon
Adicione: Skoob
★★★★★ Perfeito!
Livro cedido pela editora.



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS