14/07/2017

Resenha: "Almanaque da TV Globo", de Marcel Souto Maior

A TV Globo é considerada uma das maiores Tvs do mundo. Com uma programação variada, a emissora veio ao longo do tempo conquistando um público cativo. Isso desde de quando ela nasceu, mais especificamente, no dia 26 de abril de 1965, ano bem complicado. 

O "Almanaque da TV Globo", escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior, é um documento histórico onde retrata 40 anos de história da emissora de Roberto Marinho. 


A obra, que conta com mais de 500 páginas, é um livro que nasceu de pesquisas - do projeto Memória Globo - e entrevistas realizadas de 1999 à 2006, ano em que o livro foi publicado. Nele, o leitor vai conhecer bem do começo como é a história do famoso canal 4. 

"Graças à transmissão da chegada ao homem à Lua, a TV Globo conquistou pela primeira vez a liderança na audiência em São Paulo, de ponta a ponta, de manhã até a noite. Um milagre para a emissora que, até pouco tempo, era a quinta colocada no ranking paulista."  

Marcos históricos, curiosidade e muitos outros assuntos relacionados à TV Globo: a construção da emissora, o primeiro programa a ser exibido, as primeiras produções da teledramaturgia, personagens marcantes, os programas, a reação do público, a censura, os avanços tecnológicos, as contribuições para a construção da sociedade, as perdas, as conquistas... Tudo registrado no almanaque. Sem falar nas coberturas incríveis que foram realizadas nesses 40 anos pelo departamento de Jornalismo da TV Globo.  

O autor ainda aproveitou para citar alguns acontecimentos marcantes no Brasil e no mundo, e os avanços do surgimento da televisão, tudo paralelo ao nascimento e crescimento da TV Globo.

A história da TV Globo é tão grande que outros dois livros surgiram das pesquisas e entrevistas realizadas. São eles: "Dicionário da TV Globo - Dramaturgia e Entretenimento" e "Jornal Nacional - A Notícia Faz História". 

"Um dos telespectadores assíduos de Selva de Pedra era o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Em um encontro com Regina Duarte, Jk desabafou: 'Minha filha, não aguento mais ver você sofrendo tanto naquela casa. Quando é que isto vai terminar?'."

Para conduzir melhor o leitor nessa viagem no túnel do tempo, a edição do livro - que foi publicada pela Editora Globo - não poupou na parte estética do exemplar. O livro conta com muitas fotografias que mostram a história da emissora. As folhas são fortes, a fonte tem um tamanho agradável e o livro possui orelhas. É uma linda edição!

A escrita do autor é bem fluida, engraçada mas sem deixar de contar os fatos da maneira correta que deve ser. Acho que por ele ser jornalista e roteirista isso ajudou ainda mais. Deixou a leitura muito prazerosa.

"Marque na agenda: 30 de junho de 1986. Oito horas da manhã. Uma nave espacial aterrissa no palco do Teatro Fênix e lá de dentro, entre nuvens de fumaça, surge, linda e loira, Xuxa Meneghel.
 Botas brancas, minissaia colorida, um baita sorriso no rosto, lá vinha ela para se tornar a "Rainha dos Baixinhos" e conquistar o país com seu entusiasmo e seu bordão:
 - Beijinho, beijinho e tchau, tchau."

O "Almanaque da TV Globo" é um livro para todos aqueles que amam televisão e sentem vontade, prazer em conhecer a história e como funciona as 'engrenagens' desse grandioso meio de comunicação de massa que está há 40 anos em diversos lares espalhados por todo o Brasil. Alias, em todo o mundo, pois o crescimento e a tecnologia fez com que a Globo se tornasse uma emissora do mundo. Doa a quem doer!


Ficha Técnica:

Obra: Almanaque da TV Globo
Autor: Marcel Souto Maior
Editora: Globo
Publicado: 2006
Páginas: 512
Compre: Estante Virtual | Livraria Travessa | Americanas | Submarino
Adicione: Skoob
★★★★★ Perfeito!



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS