11/10/2017

Resenha: "Guia da Rainha Chapeuzinho Vermelho para a realeza", de Chris Colfer

Administrar uma empresa ou instituição é 'moleza'. Quero ver é dar duro mantendo a paz e união num reino inteiro como Chapeuzinho Vermelho faz com o Reino da Chapeuzinho Vermelho.

Pensando em compartilhar de toda essa experiência e, segundo ela, após vários seguidores fazerem as mesmas perguntas a ela: "Majestade, como a senhora faz? Como consegue governar um reino próprio, enfrentar incontáveis aventuras e manter essa beleza e esse porte, tudo isso sem fazer nada?", a nossa querida Chapeuzinho resolver escrever o "Guia da Chapeuzinho Vermelho para a realeza". 
O saber deve ser compartilhado, né? Pois é essa grandiosa sabedoria que a 'humilde' Chapeuzinho Vermelho vai compartilhar nessa obra conceituada. A inspiração dela veio, também, após ler o livro "O Príncipe", escrito por Nicolau Maquiavel. 

"Como sou a personificação do ideal de liderança, achei que era meu dever atualizar aquele grande clássico! Quem mais estaria qualificado para o trabalho? Durante os próximos minutos - ou o tempo que se leva para escrever um livro -, vou combinar os conceitos de O Príncipe e os pedidos constantes do meu povo a fim de criar um guia a ser seguido e cultuado pelos futuros reis e rainhas. Mais uma vez: de nada."

Sim, você vai aprender o "jeito Chapeuzinho Vermelho de governar um reino". Mas antes de iniciar as aulas, a Chapeuzinho fala um pouco sobre a vida dela. A 'triste' infância que ela teve. Carregada de 'traumas' que ela levará para o resto da vida na memória. rsrs

"Lamento contar que a minha infância foi repleta de tristeza. Toda manhã, eu era forçada a sair da cama antes do meio-dia e a fazer coisas terríveis como trabalhos domésticos e dever de casa. Eu era atacada por regras e bons modos. Tolhida por horários para chegar e horários para dormir. Todo dia, os meus pais me diziam coisas horríveis como 'Você não pode ter isso' e 'Não'."

Logo após esse drama, a Chapeuzinho começa suas dicas importantíssimas. Como controlar os boatos espalhados pelo reino, como conquistar os súditos, como fugir de algumas situações tensas, dentre tantos outros extraordinários ensinamentos.

Em determinado capítulo, a realeza analisa alguns lideres de reinos que, mais tarde, acabaram tornando-se vilões. e ela faz grandes reflexões de como eles poderiam ter governado melhor e defendido suas reputações diante de alguns acontecimentos.

"Quando foi acusada de matar a Branca de Neve, a Rainha Diabólica teve a oportunidade de apresentar uma grande defesa. Por exemplo: "Espere um pouco. Você está me dizendo que a minha enteada, que fugiu de casa para morar por alguns meses com sete homens estranhos, está me acusando de tentar matá-la com uma maçã envenenada? E você acha que a desequilibrada sou eu?"

Apesar dos conselhos engraçados e, as vezes, bem loucos, a Chapeuzinho traz discussões interessantes sobre o poder, as conquistas, o amor e a união. Podemos ver que ela não é tão pirada assim rsrs.

"Achar que você é grande demais para fracassar só leva ao fracasso!"

E a leitura segue assim, cheia de sarcasmo e momentos hilários. Para Chapeuzinho, cheia de grandes lições. E para os leitores, mais uma obra genial do Chris Colfer. Mais uma vez o autor escreveu um livro encantador e dessa vez o dobro de engraçado, até porque se trata justo da personagem Chapeuzinho Vermelho. Se no "Terra de Histórias" ela causa, nesse livro ela causa ainda mais. 

Quem já leu a série sabe como o gênio da personagem é e com certeza esse livro vai arrancar boas risadas. A obra tá excelente! É um 'mini-curso' de Administração mas de um jeito bem doido de governar um reino sob a perspectiva da Chapeuzinho Vermelho. 

Durante a leitura, vamos relembrando de alguns acontecimentos da série, pois a Chapeuzinho usa eles como exemplos negativos ou positivos. Mesmo assim, por mais que o livro seja um spin-off da série "Terra de Histórias", acho que ele poderia ser lido sozinho sem deixar o leitor perdido. Mas assim, eu aconselho pra todos que conheço, e agora pra você, que leia a série. Não irá se arrepender! 

A edição foi publicada no Brasil através da Benvirá, selo da Editora Saraiva. O livro segue com a capa linda originalmente publicada nos Estados Unidos pelo Chris Colfer, a diagramação segue muito bonita, a fonte tem um tamanho agradável, as folhas são resistentes e levemente amareladas, o livro possui orelhas e por dentro está repleto de ilustrações da Chapeuzinho Vermelho em diversas situações. É uma verdade viagem pelo 'mundo da Chapeuzinho'. Uma ilustre escritora contemporânea.

"Qualquer pessoa que me faça um elogio está meramente afirmando um fato. Dizer que eu sou inteligente ou bonita é como dizer que o sol brilha ou que a grama é verde."

Aqui no blog, da série "Terra de Histórias" já foram resenhados os volumes "O Feitiço do Desejo", "O Retorno da Feiticeira", "O Alerta dos Irmãos Grimm", "Além dos Reinos" e o spin-off "Os Diários da Mamãe Ganso", todos também publicados pela Benvirá.


Ficha Técnica:

Obra: "Guia da Rainha Chapeuzinho Vermelho para a realeza"
Autor: Chris Colfer 
Editora: Benvirá
Publicado: 2017
Páginas: 112
Compre: Amazon | Saraiva
Adicione: Skoob
★★★★★ Perfeito!
Livro cedido pela editora.



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS