22/10/2017

Resenha: "Monstruário - O Bestiário da Maldade", de Renato Zupo


"Monstruário - O Bestiário da Maldade", do escritor e juiz Renato Zupo, fala sobre a podridão humana.

Diz muito sobre as maldades que habitam alguns seres humanos, que até mesmo podem ser nossos vizinhos. Ou uma criança 'indefesa'.


Dentre essas criaturas, posso citar os serial killers que matam sem dó nem piedade. Essas pessoas são clinicamente perversas e com sérios distúrbios mentais. Precisam de ajuda o mais rápido possível antes que cometam crimes horrendos, como alguns que vocês conhecerão em "Monstruário - O Bestiário da Maldade", onde as 8 histórias são ambientadas na década de 80.

Para não dar muitos spoillers e deixar vocês com um gostinho de 'quero ler', resolvi resumir 4 contos presentes na obra. Confira:


Nesse conto, conhecemos Eufrásio Bruno. Ele trabalhava em uma lavanderia a seco na cidade onde mora. Quando seu patrão morreu, os filhos venderam a lavanderia para Eufrásio por um preço bom. Da única lavanderia que existia, esse jovem conseguiu expandir os negócios e foi além. Abriu várias filiais e conseguiu ganhar muito dinheiro. Construiu sua vida e também conheceu a Jussara, sua esposa. Com ela, Eufrásio teve duas lindas gêmeas: Ana e Paula. 

Mas vocês já ouviram falar que a felicidade dos outros incomoda algumas pessoas? Pois é, a vida boa de Eufrásio e sua família despertou inveja, um ódio ameaçador... Um raiva foi alimentada e foi extravasada de forma covarde.

"Por mais frios que fossem alguns criminosos, por mais psicopatas sem sentimentos que fossem, após serem descobertos, o que se apoderava deles era uma corriqueira vergonha do gesto animalesco. Não queriam que seus malfeitos saíssem de sua boca."




Um dia anormal na rotina dos moradores de um condomínio. A faxineira Conceição, de quase 40 anos, é encontrada morta no térreo do prédio. Para solucionar esse caso, o inspetor Silva é convocado e não irá deixar nem uma dúvida no ar. Mas é com esse crime que ele vai descobrir até onde vai o extinto ruim do ser humano. 

"Eles nada haviam ouvido. Conceição morrera em silêncio, ela que fora calada e de poucas palavras por toda a vida."




Caíque era um rapaz que se auto destruía com noitadas regadas a muitas drogas e bebidas alcoólicas. Nesse caminho tortuoso, Caíque já agrediu sua esposa e acabou fazendo abortar dois bebês. Mas foi depois de uma noite de mais drogas e bebidas que Caíque viu sua vida virar do avesso. Ele acordou em um quarto de hotel, acompanhado de uma mulher morta. Agora ele terá que provar se é inocente ou não nesse crime, mas não sabe como fazer isso.

"Os olhos e o caminho de sangue que saía de seu pescoço cortado e formava uma trilha de morte pelo banheiro e até o quarto. Foi quando Caíque percebeu que a sujeira pastosa em seus pés era o sangue da mulher."




Um senhor, dono de uma pousada e sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, é violentamente assassinado a tiros. As suspeitas é de que ele tenha sofrido uma tentativa de assalto que deu errado, mas na verdade o homicídio vai trazer à tona revelações importantes sobre outros crimes misteriosos que foram acontecendo ao longo do tempo com outros combatentes que sobreviveram à guerra.

"Há criminosos espertos que não deixam pistas, vítimas com passado misterioso e inimigos que guardam o ódio na geladeira para aguardar o momento da vingança por décadas, delitos tão eventuais e rápidos que não deixam rastros."



Como vocês puderam notar, as histórias são bem interessantes. Mesmo se tratando de histórias de um passado não tão distante, ainda é tudo muito atual, infelizmente.

Até entendo a linguagem usada, já que as histórias se passam na década de 80, mas não vou negar que o modo como o autor descrevia as mulheres e outras situações polêmicas nos contos, me incomodou um pouco. Mas vou relevar pelo fato de se tratar dos anos 80, época bem conturbada onde até a homossexualidade não era tratada com respeito como atualmente é mais - apesar de ainda não ser tão respeitada como deve ser. 


A descrição das cenas e ambientes são ricas e, algumas vezes, desnecessárias. 

Tem personagens que participam de praticamente todos os contos e aos poucos vamos conhecendo mais sobre eles. Achei bem interessante o autor utilizá-los assim, até porque os personagens em questão sempre têm um papel importante na trama.


"É inútil procurar alguém que só existe dentro do seu coração." - Conto: Epístolas.

O autor, por ser juiz, mostra conhecimento profundo na área criminal. Mas se preparem, pois são histórias pra quem tem estômago forte.


Enfim, o livro possui histórias bem interessantes e para quem gosta de livros de suspense, "Monstruário - O Bestiário da Maldade", de Renato Zupo, é uma boa leitura.

A edição foi publicada pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Novo Século Editora. O livro possui orelhas, a capa é bonita - e possui verniz localizado na palavra Monstruário, as folhas são levemente amareladas, a fonte tem um tamanho agradável e a diagramação é simples, mas bonita. Parabéns para a Novo Século Editora pelo trabalho gráfico! 


"Só permanece imutável, dos primórdios da civilização até nosso mais distante futuro distópico, a maldade humana. Essa haverá de nos acompanhar até a escuridão final da implosão do Universo."


Obra: "Monstruário - O Bestiário da Maldade"
Autor: Renato Zupo
Editora: Novo Século
Publicado: 2016
Gênero: Ficção/Contos/Suspense
Páginas: 272
Compre: Amazon - físico ou e-book
Adicione: Skoob
★★★★☆ Muito bom!



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS