04/12/2017

Resenha: "Natal do Castelo Literário - Coletânea de crônicas e poesias"


Natal, uma das datas comemorativas mais esperadas do ano, não somente pelos lojistas - que irão vender bastante, mas também pelas famílias e aqueles que estão em busca de um lar. Essa é uma época cheia de desejos, mas qual o verdadeiro sentido de festejar essa data do calendário?

Na obra "Natal do Castelo Literário - Coletânea de crônicas e poesias", escrita por vários autores brasileiros, e organizada pelo grupo de escritoras Castelo Literário, teremos o privilégio de ler belos textos - críticos e reflexivos - que falam sobre o amor, a esperança, a fé, a humildade, a justiça, a solidariedade e muitos outros temas importantes.
São 134 páginas com textos que falam bastante sobre como muitas pessoas tratam o Natal como uma época para praticar o bem, sendo que isso nós precisamos fazer todos os dias e não somente nessa época. 


Especialmente, a obra fala do verdadeiro sentido de comemorar o Natal que é o nascimento do Menino Jesus, mas que na realidade a data se tornou um dia a mais pra festejar sem um motivo significante.

"Apesar de ninguém o acolher, 
 Ele veio ao mundo, humilde e sereno,
 Hoje é tempo de Amor e Luz.
 Nasceu na pequena Belém,
 O nosso Mestre Jesus."

Além disso, muitos dos textos fazem reflexões sobre como alguns filhos não dão o devido valor aos pais que se esforçam tanto para dar o melhor para eles, enquanto isso, muitas crianças estão abandonadas em orfanatos e até mesmo pelas ruas, sozinhas, sem família, sem alguém para protegê-la.


"- Tio, que é você que aparece aqui por poucos instantes, cheio de graça e depois desaparece? Você me conhece? 
 [...]
 O menino continuou no abrigo, triste, e o salão ficou novamente vazio quando todos foram embora. Nós seguimos para nossas casas com a hipocrisia em achar que fazer esse tipo de caridade é boa ação."

Como a obra possui vários textos e são curtos, apenas irei comentar alguns aqui pra vocês. Vou logo dizendo que vários me chamaram muito atenção, esses são somente alguns deles:


Autor: Célio Augusto de Faria

Conta a história de uma família pobre em que o pai quer muito presentear seus filhos com algo no Natal, mas as condições financeiras não permitem. Mesmo assim, com o pouco que tinha, ele conseguiu dar um presente muito simbólico para seus filhos, que lhes trouxe mais motivos para nunca deixar de ter fé e acreditar que dias melhores estão por vir. Foi um conto que gostei bastante e achei muito emocionante.


Autora: Cínthia Andrea Moretti

Essa poesia abordou um tema bastante recorrente e a autora do texto quis abrir os olhos tanto das mulheres como o dos homens ao salientar que a parte a estética de nosso corpo não é de nada importante quando se não tem a oportunidade de viver. Foi um texto rápido, mas que atinge o leitor com maestria - que é objetivo da autora. 


Autor: Djalma de Freitas Pinheiro

Já em "Um Menino Jesus", conhecemos o João de Deus, 10 anos, que perdeu sua mãe, Kátia, para o submundo das drogas quando ainda era um recém-nascido. Ele cresceu em um orfanato, mas fugiu dele aos 8 anos. Passou tempo vivendo nas ruas em busca do calor de um pai e uma mãe. O final é bem comovente. 


Enfim, como eu já disse, esses três textos são somente alguns dos textos que mais gostei. O livro todo está repleto de obras incríveis. Muitos desses são bem reais. 

Até chego a pensar que alguns autores expressaram nos seus textos, aquilo que vivenciaram na infância, ou há pouco tempo. Posso estar errado, mas é tudo tão real que chego a pensar isso. E também é o dom da escrita que eles possuem. Isso é bem nítido. 


Alguns dos autores presentes na coletânea, são: Carlos René de Oliveira, Celso Ferruda, Francyo Dias, Melânia Pontes Fragoso, Daniel Miguelavez, Rodrigo Dias, dentre tantos outros. 

Além, claro, das organizadoras da obra: Cristiane Velarinho, Maria Luiza Faria, Suely Sette e Vólia Loureiro - conhecidas como as Princesas do Castelo Literário - que juntas escrevem o blog Castelo Literário, onde compartilham o amor pela literatura.


"A solidariedade transmitida, o sorriso largo, o abraço apertado, o brilho no olhar e o coração puro não devem ter endereço fixo, não importando se está doente ou saudável, se é novo ou idoso, branca ou negra, rico ou pobre, pois a semente plantada precisa ser bem regada e ir à busca dos bons frutos, o futuro."

O livro foi publicado através da Editora PenDragon. A edição está muito bonita, com uma diagramação muito bem organizada, folhas amareladas - que ajudam ainda mais na leitura, a fonte tem um tamanho agradável e o livro possui orelhas. 


Além de tudo, a obra possui um sumário com o nome dos autores que escreveram para a coletânea e nos capítulos ainda tem a fotografia dos autores, juntamente de uma minibiografia. A PenDragon está de parabéns pela organização da obra.

Em suma, posso dizer que se vocês gostam de livros com poesias, crônicas e outros textos que conseguem tocar o leitor profundamente e fazê-lo refletir a respeito do assunto abordado, leiam "Natal do Castelo Literário - Coletânea de crônicas e poesias". Vocês irão gostar bastante! 

Aproveitei o momento e fiz uma playlist com 10 músicas natalinas, cantadas por vários artistas. Espero que gostem. É só dar o play:




"O natal acontece todas as manhãs, quando outra vez somos dignos de vida. Acontece todas as noites, quando elevamos nossas preces e agradecemos a Deus pelos nossos dons."


Participem do sorteio de 01 exemplar da obra "Natal do Castelo Literário" + marcadores de página sortidos. Clique AQUI e confira. 

Obra: "Natal do Castelo Literário - Coletânea de crônicas e poesias"
Autor (a): Vários autores
Editora: PenDragon
Publicado: 2015
Gênero: Poesias/Crônicas/Poemas
Páginas: 134
Compre: Amazon (Físico) | Loja virtual Editora PenDragon
Adicione: Skoob
★★★★☆ Muito bom!
Livro cedido pela editora.



*Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios. 



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 



2 comentários:

  1. Agradeço carinho do Blog para com grupo Castelo Literário!
    Estamos a disposição para divulgação dos trabalhos de todos que se comprometem com a Literatura de qualidade.
    Belíssimo Blog Pedro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suely!

      Fico muito feliz que você e as meninas do Castelo tenham gostado da resenha e do blog. :)

      Parabéns pela obra. E muito obrigado pelo apoio.

      Bjo, Suely.

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS