22/01/2018

Resenha: Filme "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho

Resenha por: Pedro Gabriel
Filme: Aquarius
Roteirista: Kleber Mendonça Filho
Diretor: Kleber Mendonça Filho
Distruibuição: Vitrine Filmes (Brasil) e Vitagraph Films (EUA)
Gênero: Drama/Suspense
Duração: 2h25 min.
Ano: 2016

SINOPSE: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.


Ambientado no Recife (PE), "Aquarius" conta a história da jornalista aposentada Clara, interpretada por Sonia Braga, que mora num apartamento, localizado à beira mar da cidade conhecida como a Veneza brasileira. O edifício, que se chama Aquarius, é um local marcado por boas lembranças para a protagonista, principalmente porque foi nele que seus filhos foram criados.

Mas, uma construtora está bastante empenhada em erguer um novo prédio no local onde fica o Aquarius. Para que isso aconteça, eles tiveram que adquirir todos os apartamentos do imóvel, mas apenas um eles não conseguiram, que é justamente o de Clara. Ela afirma que só sairá de lá morta.


Foram várias as tentativas, mas ela foi categórica: não irá vender. Diante de toda essa resistência, Clara passa a ser assediada e vítima de várias ameaças.

Em "Aquarius", o diretor e roteirista brasileiro Kleber Mendonça Filho mostra dilemas presentes na vida de muitas pessoas. Melhor ainda: ele coloca o dedo na ferida do preconceito racial e social, e do machismo. 


O roteirista ainda aborda o domínio das imobiliárias no Recife e outros dramas pessoais que vão sendo desenvolvidos ao longo da trama. 

E justamente pra bater de frente com todas essas situações, Kleber desenvolve uma protagonista forte, resistente, de pulso firme. 


Com uma narrativa simples, mas bem envolvente, o filme ainda é conduzido por uma trilha sonora com músicas que conquistaram espaço no cenário musical brasileiro e internacional. E as letras dessas canções parecem expressar exatamente a carga emocional da cena, dos momentos leves e intensos dos personagens. É bem poético como a música casa com o enredo e a fotografia - que é assinada por Pedro Sotero e Fabricio Tadeu. 

"Aquarius", por ter sido realizado em Recife e abordar dramas do cotidiano, traz lembranças a respeito do cineasta brasileiro Claudio Assis. Diferente de Kleber Mendonça Filho, que abordou temas recorrentes de maneira mais sutil, Claudio Assis gosta de expor a realidade humana de forma nua e crua, da maneira mais 'agressiva'. 

Além de querer mostrar os comportamentos podres dos humanos, ele ainda tem a intenção de causar nojo no espectador. E se a pessoa não gostar, é o resultado positivo de que Claudio Assis atingiu o objetivo, da mesma forma que ele atinge quando o espectador compreende todo o lado estético e performático da obra cinematográfica. 


Indicado em diversas premiações do cinema nacional e internacional, "Aquarius" é mais uma obra genuína do cinema brasileiro que, ao contrário de muitos blockbusters, traz reflexões importantes sobre o modo como pensamos e agimos diante das adversidades, e mostra o quanto as pessoas devem enfrentar as imposições da sociedade, dessa forma, rompendo padrões. 


*Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios. 



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @pedrogabrielse

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2017 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS