12/02/2018

Resenha: "826 Notas de Amor para Emma", de Garth Callaghan

Resenha por: Pedro Gabriel
Obra: 826 Notas de Amor para Emma
Autor: Garth Callaghan
Editora: Leya
Gênero: Drama/Biografia/Não-Ficção
Páginas: 320
Ano: 2014
Onde Comprar: Amazon - Físico ou E-book
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★☆ Muito bom!
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: "Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.
Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.
826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores."

 
E se você soubesse que está doente e tem apenas 8% de chances de viver por mais 5 anos? O que você faria durante esse tempo? Garth Callaghan sabia que essa era a triste e dura realidade da vida dele.

Em "826 Notas de Amor para Emma", Garth Callaghan, que é casado com Lissa, conta como foi ver sua vida virar do avesso após ser diagnosticado com câncer no rim. A notícia, claro, foi uma surpresa e das piores possíveis.


Ao longo da batalha, ele se cura. Mas o câncer volta mais uma vez. E mais uma. Mas ele luta firmemente pra resistir.

"O câncer tem abalado a minha essência e, às vezes, sinto como se quase tivesse perdido a mim mesmo. Posso dizer, com certeza, que não sou o único a ter câncer. Toda a minha família está envolvida nisso. Estamos no campo de batalha por anos, e, provavelmente, não abandonaremos esse campo até o fim da minha vida."

Mas a situação piorou ainda mais. Os médicos só lhe deram 8% chances de viver por mais 5 anos. 5 duros anos de tratamentos, medicamentos e sofrimento no duro combate contra a doença. 

Com esse tempo de vida, Gath só teria tempo de ver Emma se formar no Ensino Médio. A preocupação durante todo o tratamento era de não poder estar mais ao lado de sua filha Emma. Medo de não vê-la crescer ainda mais, se formar, ser mãe... medo de não estar ali para amá-la.


O hábito de fazer a comida de Emma fez com que Garth passasse a colocar um bilhete de guardanapo junto do almoço de Emma, dentro da mochila dela. 

"Querida Emma, não importa aonde você vá na vida, mas sim as pessoas que estão ao seu lado e como você fará a diferença. Com amor, papai."

E isso acabou tornando-se um objetivo na vida, após saber que poderia morrer, pois foi nesse momento que ele decidiu que iria fazer 826 bilhetes que durariam até a formatura de Emma. Dessa maneira ele estaria 'presente' por mais tempo com ela.

Todos esses bilhetes continham mensagens positivas, que causavam reflexões sobre determinados assuntos e que  dessa forma ajudasse o bastante para que ela tivesse boas atitudes na vida. 

"Eu não tinha ideia que um dia os guardanapos se tornariam o meu legado." 

A história de vida dele acabou tomando outros rumos e muitas pessoas começaram a conhecer ele e rezar pela melhora dele, mas, principalmente, as pessoas ficaram ainda mais comovidas pelo carinho imenso de pai que ele tinha pela Emma.


Apesar de todas as lutas, ele sempre pensava nas consequências de não estar mais ao lado da filha. Como seria duro para ela. E foi esse amor que fez ele resistir ainda mais contra os cânceres que enfrentou. 

Ao final de cada capítulo, Garth deixa uma lição para Emma, mas que serve para todos que estão lendo também. São relatos breves de experiências positivas e negativas que ele teve em determinados momentos da vida. 

Toda a leitura de "826 Notas de Amor para Emma" é sobre as experiências de Garth na batalha contra o câncer e a narração de momentos da vida dele que, de alguma forma, foram marcantes e fizeram ele ser o que se tornou. 


E de toda essa bagagem, ele tentar tirar o melhor possível para servir de exemplo para Emma. Os ensinamentos dele são bem importantes. Fala do amor ao próximo, do desapego das coisas, de como devemos valorizar tudo o que Deus dá e de como devemos saber agradecer... Enfim, conselhos importantes que foram destinados a Emma, mas que serve para todos que estão lendo a obra. 

E uma das intenções dele ao compartilhar essas experiências dele e da Emma, é, também, fazer com que os pais conectem-se mais com os filhos, não somente através da internet, mas ao deixar, por exemplo, um bilhete reflexivo para os filhos. O objetivo é promover essa mesma conexão que ele tem com Emma. Essa intensa e linda ligação de pai e filha. 


Em suma, a intenção dele é ressaltar a importância de compartilharmos nosso sentimentos com quem amamos, antes que seja tarde demais para fazer isso.

Gostei bastante da escrita do autor. A obra possui uma carga emocional bem grande, e acho que vai emocionar bastante a todos que tiverem o privilégio de ler. Vale a pena com certeza! 

Emma, Garth e Lissa (foto: reprodução/internet)

A obra foi publicada no Brasil através da editora Leya. O livro possui uma capa bonita, as folhas fortes, a fonte tem um tamanho agradável e toda a diagramação é bem caprichada. A edição está simplesmente linda. Parabéns, aos envolvidos na publicação!

"Embrulhe. Escreva. Conecte-se."



*Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios. 



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS