19/02/2018

Resenha: "Mentira", de Eloá Gaspar

Resenha por: Pedro Gabriel
Obra: Mentiras (#1)
Autora: Eloá Gaspar
Editora: Meus Ritmos
Gênero: Drama/Romance Juvenil
Páginas: 209
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon - E-book | WhatsApp da editora - (21) 9 8472-1642
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★☆ Muito bom!
Livro cedido pela editora.
SINOPSE:  Meu nome é Sofia e os meus 16 anos de vida não foram lá os mais excitantes e originais, morar com a avó, problemas com a mãe, pai desconhecido, poucos amigos e um amor platônico, mas isso foi antes.
Toda uma vida baseada em mentiras! O meu passado sempre foi um mistério para mim, porém ele resolveu se revelar, trazendo consigo questões fora da minha realidade. Ruralismo, genocídio indígena, corrupção… coisas que aparecem na TV e nas matérias da escola, mas que de uma hora para outra também eram meus problemas.
Tantas mentiras contadas, tantas coisas escondidas… tantas coisas perdidas. Só queria acreditar que tudo isso foi mentira.


A jovem Sofia, de 16 anos, vive em Santa Ágatha, no litoral do Rio de Janeiro. Desde mais nova, Sofia vivenciava dramas que muito adolescentes possuem, mas, no caso dela, a situação se tornava ainda mais complicada por não ter uma boa relação com Marina, a mãe dela. 


Marina sempre se dedicou mais ao trabalho e bem menos à filha. Sofia cresceu com essa carência, além da falta de um pai, que Ela sempre quis conhecer, mas que nunca foi apresentado. Simplesmente mudavam de assunto quando Ela questionava algo a respeito dele. Isso deixava Sofia bem chateada e até afetava bastante na relação com a mãe. 

Apesar de tudo, morando com a avó - dona do Restaurante da Vovó, Sofia vivia uma vida feliz. Na escola e na vida pessoal, Ela adorava a companhia de Alana, sua amiga inseparável. Uma amizade linda de ver. Praticamente, duas irmãs. 

Em um determinado dia, quando Elas saiam do colégio, Alana ficou encantada por um rapaz que estava bem em frente à instituição em que estudavam. O rapaz, bem elegante, chamou a atenção dela pra valer. Sofia percebeu, mas conseguiu literalmente arrastar Alana pra casa. O problema é que Alana se apaixonou de primeira, só de ver o rapaz. 

Mas o que intrigou Sofia foi que, no dia seguinte, o cara que Alana estava afim - chamado Roberto - foi ao Restaurante da Vovó falar com a avó de Sofia. Mais desconfiada ainda Ela ficou ao tentar saber o motivo da aparição dele e, imediatamente, ter o assunto desconversado pela avó.


Sofia não se deu por satisfeita e, cansada de tanto mistério, foi descobrir sozinha o que tanto escondiam dela. E, para sua surpresa, Ela foi descobrindo aos poucos os segredos que sua avó e sua mãe esconderam dela por tantos anos. Seu passado, sua verdadeira história. 

Só que essa descobertas se completaram ainda mais ao saber a versão da mãe e da avó. Elas contaram coisas absurdas sobre Roberto e pessoas ligadas à Ele. Foram revelações que deixaram Ela bastante chocada.

Nesse meio tempo, Sofia tem a oportunidade, através de um trabalho escolar, de se aproximar mais de Pedro, o garoto que Ela tanto gosta. Disso tudo, vai se manifestar um sentimento bem mais forte que um nutria pelo outro, só que ambos nunca tiveram coragem de expor essas afeições. 

"- Eu preciso de você. - meu súbito surto de coragem e impulso o fez sorrir abertamente fazendo parecer que o sol nascera naquele instante.
 - Eu estarei sempre que precisar de mim, mesmo nas vezes em que você nem souber que precisa."


O que nenhum dos dois imaginavam é que Sofia - e, de certa forma, Pedro também - iria enfrentar muitos obstáculos após a aparição de Roberto. Inclusive, descobrir o porque de Alana ter começado a agir de forma tão estranha após a aparição dele.

Várias perguntas começaram a povoar a mente de Sofia: Quem realmente é Roberto? Ele é ou não uma pessoa confiável? Porque Alana estava tão estranha? Porque tantas MENTIRAS?


"Alguém que pareça bom nem sempre é, que beleza, dinheiro e poder não são sinônimos de ser confiável."

"Mentira", de Eloá Gaspar, é aquele livro que consegue abraçar vários temas numa história só, e sem se perder no meio da narrativa. A autora abordou dramas da adolescência e familiares, mas Ela ainda aproveitou a oportunidade pra falar sobre a Reforma Agrária, Pedofilia e outros assuntos que dizem respeito aos brasileiros e todos que gostam de estar bem informados. 


A autora tem uma escrita bem fluida e viciante. Fisga o leitor pra valer. Consegui ler o livro em apenas dois dias, mas dava até pra ler um somente um. Isso também se deve ao fato da autora abordar situações que fazem com que o leitor, de alguma forma, se identifique.

Eloá criou ótimos personagens, principalmente a Sofia, que é uma garota destemida, apesar da idade. Aguentou tantas revelações, fora as situações difíceis que Ela ainda vai enfrentar ao longo da leitura.

Outras personagens fizeram da trama uma história ainda mais cativante, que foi a amiga Alana e Pedro, o garoto que despertou uma grande paixão em Sofia. 

A leitura começa até mais calma, mais suave. Parecendo apenas um romance juvenil, mas no decorrer do livro o leitor vai percebendo o ritmo ficar cada vez mais intenso.



A obra foi publicada através da Editora Meus Ritmos. A capa é simples, a diagramação está bem organizada, a história é dividida em 3 partes, a fonte tem um tamanho agradável e as folhas são levemente amareladas - o que ajuda ainda mais na fluidez da leitura. Encontrei alguns erros ortográficos, mas nada grave que atrapalhe a leitura. 

E, para quem não sabe ainda, esse é o primeiro volume de uma trilogia, ou seja, muita coisa ainda está por vir nessa história. Se já gostei desse primeiro volume, imaginem a ansiedade que estou pra chegada dos outros dois rsrs.

Enfim, se você gosta de romances juvenis, "Mentira", de Eloá Gaspar, é uma boa indicação. Têm Romance e Drama bem explorados e sem muitos exageros. É uma leitura que vale a pena. Selo de Super Recomendo!😄😉  

Para comprar o seu exemplar, além de poder fazer isso através do WhatsApp da editora - (21) 9 8472-1642 - o leitor também pode entrar em contato pelo editorameusritmos@gmail.com.   

Falei com a autora e procurei saber qual música poderia ser da trilha sonora do livro, então ouçam aí "Love & Hate", canção do Michael Kiwanuka:  



*Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios. 


Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 


 

2 comentários:

  1. Toda vez que venho aqui aumento minha lista de desejados kkk isso é bom, sinal de que amo suas resenhas, fico me roendo de curiosidade rsrs Parabéns Pedro, cada vez melhor suas resenhas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk Fico feliz que tenha ficado interessada pela história. Eu gostei bastante. É uma leitura bem envolvente mesmo. Vale a pena conhecer a história de Sofia.

      Xeruu.

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS