29/04/2018

Resenha: "Cartas Secretas Jamais Enviadas", de Emily Trunko

                                        Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: Cartas Secretas Jamais Enviada
Autora: Emily Trunko 
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Gênero: Jovem adulto/Não-ficção
Páginas: 200
Ano: 2018
Onde Comprar: Amazon - Físico (capa dura)
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você? A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.


📧💓📪

Quando tinha 15 anos, a jovem Emily Trunko criou um Tumblr - chamado Dear My Blank - de forma despretensiosa, com o objetivo de publicar as tantas cartas que ela escrevia nos cadernos e computador, mas que não enviava pra ninguém.

Nessas cartas, foram expressos sentimentos que ela gostaria de exteriorizar, mas que por algum motivo não os fez. O objetivo não era de simplesmente publicar as cartas, mas realmente ser uma forma de extravasar alguns sentimentos que lhe perturbavam ou que apenas gostaria de expressar. Acabou sendo uma espécie de válvula de escape pra ela. E pra muita gente. 


O Dear My Blank foi ficando tão conhecido que Emily passou a receber diversas cartas anônimas dos leitores do Tumblr. Eram cartas que continham segredos, desabafos, declarações e muito mais.

Em "Cartas Secretas Jamais Enviadas", a autora resolveu compartilhar muitas dessas cartas que os internautas tanto guardaram e não enviaram. 



Cartas sobre o fim de relacionamentos e amizades, sobre empoderamento feminino, outras que falavam da saudade, de apoio à comunidade LGBT+, sobre o perdão, o abandono, amores não correspondidos, sobre família, traição, cartas de alertas e até pedidos de socorro... Enfim, correspondências sobre múltiplos temas, com diferentes intensidade, mas cada uma com sua essência, sua singularidade. 



Ao ler cada uma dessas cartas, nos identificamos ou identificamos algum conhecido, através das experiências, dos conflitos, que foram relatados. Há uma carga emocional bem forte em cada uma delas.

São desabafos que realmente fazem o leitor refletir e absorver algo pra si mesmo. Sem falar que muitas das cartas são tão fortes que é difícil não se emocionar. 



No livro, a autora cita algumas experiências positivas que teve com o Dear My Blank e sobre como muitas outras pessoas começaram a se relacionar melhor com o mundo ao seu redor por receber tantos conselhos significativos que contribuíram bastante com algo que os internautas tanto lutavam pra resolver.

Mesmo com toda essa carga emocional que as páginas carregam, a leitura é bem fluida. O que ajuda ainda mais é a edição linda publicada no Brasil pela Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras.



O livro possui capa dura, as folhas são bem resistentes, a diagramação está muito bonita, as fontes têm tamanhos e cores diversas; ao longo dos relatos podemos conferir recortes e ilustrações bem interessantes, que até mesmo dialogam com os textos. Toda a edição está caprichada.

Mais do que recomendadíssima a leitura de "Cartas Secretas Jamais Enviadas", organizado pela Emily Trunko. Por favor, leiam mesmo. Garanto que irão adorar e as cartas irão acrescentar, de alguma forma, bastante na vida de vocês. Pois, na minha acrescentou, e muito. 



Para acessar o Dear My Blank, é só clicar no link a seguir: www.dearmyblank.tumblr.com.


📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


4 comentários:

  1. Esse livro é lindo demaisssss,parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta.

      Obrigado. Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      E você está certa, o livro realmente está lindão. E por dentro além de lindo, emocionante.

      Excluir
  2. Caramba que livro maravilhoso, já quero ler. Amei sua resenha Pedro :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Monyque. Tem uma carga emocional muito forte, o que nos faz refletir sobre diversos assuntos. Recomendo bastante a leitura dele. Acho que você vai gostar :)

      Obrigado pelas visitas de sempre <3

      xeruuu.

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS