09/04/2018

Resenha: "Últimas Mensagens Recebidas", de Emily Trunko

                                        Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: Últimas Mensagens Recebidas 
Autora: Emily Trunko 
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Gênero: Jovem adulto/Não-ficção
Páginas: 176
Ano: 2017
Onde Comprar: Amazon - Físico (capa dura)
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★ 
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?


💬💬💬

Quando mais nova, Emily Trunko criou um tumblr, intitulado de The Last Message Received, e encorajou pessoas a compartilharem - de forma anônima - com ela as últimas mensagens recebidas por esses internautas. 

A ideia, que surgiu sem grandes expectativas, bombou em pouco tempo.


"Últimas Mensagens Recebidas" traz uma seleção das tão inesquecíveis mensagens que, de alguma forma, marcaram bastante as pessoas que compartilharem elas no Tumblr da Emily. 

São recados de todos os tipos e com diferentes cargas emocionais. Palavras cheias de amor, términos de relacionamentos, o fim de amizades, brigas, o adeus para sempre, um gesto de carinho... muitos diálogos que foram realmente marcantes na vida dessas pessoas.



Abaixo de cada mensagem, o internauta que enviou ela pra o Tumblr explica algo a respeito do conteúdo da mensagem - o que causa ainda mais impacto, pois essas pessoas ainda aproveitam pra falar do que sentiram no momento em que leram. 

A experiência de ler essas mensagens chega a ser acolhedora, pois cada um já passou por algo que é relatado no livro. 

E muitas dessas mensagens são aqueles velhos alertas a respeito dos relacionamentos abusivos, do suicídio, machismo, abuso sexual e outras situações que por mais que eu ou você não tenha vivido, alguém próximo de nós já viveu. 



E muitas dessas mensagens também servem pra fazer o leitor refletir sobre a importância de dizer um Eu te Amo - de coração -, de expressar seu amor, seu carinho, pelas pessoas que você nutre algo intenso e verdadeiro - antes que não tenha mais a oportunidade de fazer isso. 

E isso já nos leva a outro ponto: o poder das palavras. Muitas das mensagens que o livro traz, são mensagens fortes onde as palavras foram proferidas de um jeito tão rude que quem lê fica extremamente tocado, imagina quem à recebeu no momento.



O livro segue assim, repleto de momentos em que o leitor para, reflete e segue em frente com os olhos até lacrimejando, mas com o coração confortado por saber que não está só em determinadas situações. Principalmente, o leitor absorve aquilo como uma grande lição do que não fazer, de como agir, de como se expressar melhor. Simplesmente incrível! 

No final do livro, a autora ainda traz alguns depoimentos de outras pessoas que leram as mensagens compartilhadas no Tumblr e que, de alguma maneira, foram ajudadas a seguir em frente, de cabeça erguida, pra lidar com alguma fase nebulosa que estava vivendo. 



E mais: Ela deixa um espaço do livro especialmente para o leitor compartilhar algumas últimas mensagens que recebeu de alguém que tanto gostava, ou não. 

Em suma, super recomendo a leitura do livro. Os relatos são intensos do início ao fim. Haja coração... Mas vocês superam rsrs. Lembrem de tudo o que eu disse nessa resenha. É real, é intenso e verdadeiro. Leiam e reflitam. Essa reflexão é mais que válida... É essencial.  



O livro foi publicado no Brasil pela Editora Seguinte, selo da Companhia de Letras

A edição é em capa dura e está lindíssima. Capa e fundo muito bonito, a diagramação está bem organizada, colorida e cheia de ilustrações; a fonte têm tamanhos e cores variadas e as folhas são bem resistentes. Todo o trabalho da editora está mega caprichado. 



Acessando o www.thelastmessagereceived.tumblr.com vocês poderão conferir o Tumblr da Emily Trunko e ver novos relatos compartilhados por lá. Corre!  



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚


Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


2 comentários:

  1. Que livro lindo, já fiquei super com vontade de ler!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindão mesmo, Monyque. E é repleto de mensagens bem fortes e reflexivas. Acho que você vai gostar tbm. Pode ler, sem medo <3

      Xeruuu.

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS