30/07/2018

Resenha: "Lembranças de menina - Momentos marcantes", de Tatiana Belinky

Resenha por: Izabel Costa 
Obra: Lembranças de menina - Momentos marcantes
Autora: Tatiana Belinky
Editora: Paulinas Editora 
Gênero: Biografia/Memórias 
Páginas: 44
Ano: 2013
Onde Comprar: Amazon - Físico | Loja Paulinas Editora 
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★☆ 
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Um livro-álbum no qual são relatados momentos marcantes da vida de Tatiana Belinky e suas lembranças da meninice. Ao escrever essa obra, a autora divide com seu leitor um pouco do muito que viveu ao longo dos seus 94 anos de vida. Considerado por ela, uma autobiografia "não autorizada", essa obra traz à tona os principais acontecimentos de sua vida recontados em forma de crônicas que, em meio às entrelinhas, nos encanta e nos torna cúmplices de momentos singulares que ocorreram no passado, mas que ainda continuavam muito presentes para Tatiana e que com imenso prazer e generosidade ela divide conosco. Essa obra póstuma também propicia ao leitor o contato com uma série de manuscritos que foram selecionados por ela mesma, que pertencem ao álbum que ganhou quando fez 15 anos, são dedicatórias de familiares, admiradores, colegas e professores. Sensível e extremamente produtiva, sem dúvida, essa foi uma forma que Tatiana encontrou de fazer com que suas emoções extrapolassem a dimensão de seu pensamento, e ficassem para sempre junto daqueles que ela tanto estimou, seus leitores. Ana Maria Moura fez um trabalho primoroso ao utilizar vários recursos na ilustração dos textos, criando no leitor uma expectativa, uma curiosidade que os segue até a próxima página.

👧⏳👩

O livro "Lembranças de menina", escrito por Tatiana Belinky mostra sua autobiografia de forma leve e ilustrativa, ao trazer relatos de toda sua vida e principalmente por mostrar detalhes de seu álbum que ganhou aos 15 anos. Além disso, mostra fotos de seus familiares, amigos e pessoas que fizeram parte de sua trajetória, o que aproxima o leitor da sua história de vida.


O livro está dividido em duas partes, como se fosse duas histórias, pois em uma parte detalha suas lembranças da juventude e todos que fazem parte de suas memórias e na outra traz momentos marcantes de sua jornada, desde a sua infância até a velhice, ou seja, tudo que marcou sua vida se encontra em "Momentos Marcantes", que também é ilustrativo e de fácil compreensão.


A história como um todo traz momentos emocionantes e que aproxima a vida do leitor, pois possui relatos de família que toca o coração de quem ler e faz se sensibilizar com o momento. 

É uma autobiografia em forma de contos rápidos, que não cansa, pois inicia e finaliza determinado período rapidamente e logo inicia outro fato que desperta curiosidade em saber o desfecho e em alguns momentos o desejo de finalizar para não se sensibilizar com o relato.


"Lembranças de menina" para mim foi mais uma leitura visual, por vê os manuscritos e fotos e querer criar as imagens em minha mente, já "Momentos marcantes" me despertou várias sensações como se eu estivesse tentando voltar há um passado de regressão, por querer saber mais da família da autora e não ter os detalhes desejados. Então fiquei um pouco impaciente e angustiada com os relatos de seus momentos que marcaram sua vida de alguma forma.


Esse tipo de leitura é algo novo para mim, pois nunca fui fã de autobiografia e acabou sendo um desafio realizar essa leitura e olhar as duas capas do livro, uma com imagem de menina e outra já aos 94 anos, foi algo bem diferente e interessante, por se tratar da vida da mesma pessoa.


📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS