23/07/2018

Resenha: "Natasha - cortinas fechadas, olhos bem abertos", de Gabriela Rocha

Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: Natasha - cortinas fechadas, olhos bem abertos
Autora: Gabriela Rocha
Editora: Autografia 
Gênero: Contos
Páginas: 78
Ano: 2018
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★☆ 
Livro cedido pela autora em parceria com a editora.
SINOPSE: O lar das criaturas peculiares. Essa seria uma boa definição, adaptando a metáfora da película de Tim Burton, para descrever os contos aqui reunidos sobre Natasha e seus amigos, personagens pirandellianos, à procura de um autor que os termine. O livro que o público tem em mãos é mais do que uma tradicional narrativa de contos. Natasha e todas as personagens que a cercam são uma tentativa de mostrar onde habitam os animais noturnos que estão dentro de nós. No melhor estilo do conto brasileiro contemporâneo, Gabriela Rocha apresenta ao leitor os dilemas dos indivíduos hoje por meio de personagens que são demasiadamente humanos e podem ser um reflexo de qualquer um de nós. Bem-vindos ao mundo por intermédio de um picadeiro pouco convencional!

🎪👩🎪

"Natasha - cortinas fechadas, olhos bem abertos" convida o leitor a conhecer o mundo dos moradores de um circo, principalmente, o que se passa na mente e coração de Natasha, a extraordinária engolidora de facas. 

Natasha deixou sua vida pra trás e fugiu com o circo. Seria uma fuga em busca de felicidade? Talvez! Mas resolveu arriscar. 



Vivendo como nômade, Natasha tinha uma rotina cansativa. Além de se apresentar engolindo facas, tinha que cuidar da limpeza do picadeiro, manutenção dos figurinos e outros afazeres. Isso até lhe desmotivava.

Até que ela resolve inovar e mudar sua apresentação nos espetáculos do circo. Tem a permissão do temido patrão, o Boris, mas as coisas não fluem como desejava. 



Ao longo do que vamos conhecendo sobre Natasha, a autora intercala a narrativa com a apresentação de outros moradores peculiares do circo. Wladimir, o equilibrista; Tatyanna, a domadora de leões; O palhaço e até Eulália e Eunice, duas irmãs bastante unidas não somente por terem o mesmo sangue nas veias, mas por serem irmãs siamesas.


"De tanto conviver com criaturas bizarras, ninguém lhe parecia normal."

Mesmo em forma de contos, a autora Gabriela Rocha consegue narrar todas as histórias de forma linear e que sempre dialogam com a personagem Natasha. A autora explora os desejos, angustias e solidões dos personagens para abordar esses temas nas entrelinhas. 



Claro que a história aborda um pouco da vida no circo, o ritmo, o desapego ao partir da cidade, etc., mas a autora aproveita o momento para tratar de assuntos que cada leitor poderá interpretar de alguma forma, assim com eu interpretei.

Ao ler a história, também lembrei da 4º temporada da série American Horror Story, que se chama "Freak Show" (Tradução: Show de Horrores ou Show de Aberrações), que trazia como personagens principais pessoas que eram consideradas aberrações pela sociedade. Dentre as criaturas peculiares do circo, existia as irmãs siamesas Bette e Dot Tattler - que possuíam personalidades bem diferentes uma da outra. 



Infelizmente no livro não conhecemos profundamente cada uma das criaturas peculiares, inclusive o  misterioso dono do circo, mas fica aqui a dica pra autora desenrolar mais a história num outro volume. Ou trabalhar algo parecido. 

O livro causará um efeito diferente em cada leitor, isso é fato. Mas, em suma, indico a leitura de "Natasha - cortinas fechadas, olhos bem abertos" para todos aqueles que se interessam por histórias envolvendo personagens peculiares. A narrativa é bem fluida e irá fisgar bastante.



A publicação do livro foi realizada através da Autografia Editora. A obra possui o tamanho menor que a maioria dos livros, têm páginas bem resistentes e a fonte um tamanho bem agradável. Além disso, a edição possui orelhas. 

Tanto a capa como as demais ilustrações ao longo da leitura são de autoria do ilustrador pernambucano Antonio Mendes


📖Boa leitura, pessoal!📖



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS