26/08/2018

Resenha: "Garota-Ranho", de Bryan Lee O'Malley e Leslie Hung

Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: Garota-Ranho (#1)
Autores: Bryan Lee O'Malley e Leslie Hung
Editora: Quadrinhos na Cia. (Companhia das Letras)
Gênero: HQ
Páginas: 136
Ano: 2018
Onde Comprar: Amazon - Físico 
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Do mesmo criador do fenômeno Scott Pilgrim, Garota-ranho é uma das séries mais ousadas, engraçadas e espertas dos quadrinhos atuais. Lottie Person é uma blogueira de moda que vive uma vida absolutamente incrível — ou pelo menos é o que ela quer que você acredite. A verdade é que sua alergia está fora de controle, seu nariz não para de escorrer, o namorado a trocou por uma garota mais nova e é possível que ele tenha cometido um homicídio. Este é o primeiro volume do sensacional Garotaranho, de Bryan Lee O'Malley, criador de Scott Pilgrim, e da desenhista Leslie Hung.

💊👩💊

Lottie Person é uma conhecida blogueira de moda que no auge dos seus 25 anos tem uma vida incrível. Uma vida de dar inveja pra seus milhões de seguidores nas redes sociais e no blog em que escreve. Mas a realidade de Lottie é bem diferente daquela que é mostrada no mundo virtual.


Longe da futilidades que publica na web, Lottie é bastante solitária. Não têm boas amigas - que também são blogueiras e só pensam em manter uma boa aparência nas redes sociais - e o namorado Sunny recentemente deu um pé na bunda dela. E o pior: Lottie sofre de uma terrível alergia que a perturba fazendo seu nariz escorrer bastante, mas ninguém sabia disso. Ninguém podia saber! Pra ela, seria muito ruim seu público saber desse 'probleminha' que ela possui. A imagem dela estava em jogo. 



Para controlar a alergia, Lottie aceita tomar remédios que foram indicados pelo médico substituto dela. Esses medicamentos estavam em fase experimental e poderiam causar efeitos colaterais. Mas em prol da beleza, ela aceitou.

Paralelo a isso tudo, Lottie acaba conhecendo Caroline, uma jovem blogueira que se inspira nela pra crescer na área. Elas vão ficando cada vez mais próximas até que um incidente acontece e Lottie precisará se manter firme pra enfrentar as consequências. 



Sua vida começa a sair ainda mais dos trilhos quando ela descobre que seu ex-namorado está se relacionado com uma moça dois anos mais jovem que ela. Lottie fica revoltada, começa a stalkear a garota e vai descobrindo mais sobre seu passado. Sua obsessão vai crescendo mais e mais, até que as coisas ficam bastante complicadas pra o lado dela. 



"Garota-Ranho", de Bryan Lee O'Malley e Leslie Hung, faz o leitor o refletir como as relações de hoje em dia anda fragilizadas por causa do  mundo virtual. O uso excessivo das redes sociais pra mostrar a vida perfeita que em muitas das vezes não existe, está afastando as pessoas do contato físico. Do olho no olho. Está fazendo muitas pessoas viverem através de uma tela de celular, tablet ou computador. 

Isso é um assunto sério que dialoga com a vida de milhões de pessoas no Brasil e no restante do mundo. Os autores da HQ foram inteligentes ao usar os personagens como exemplo pra esse mal que atinge diversas pessoas. 



A narrativa da obra prende o leitor do início ao fim acompanhando todas as angustias e estresses da protagonista. É bastante complicado lidar com a personagem Lottie Person. O que piora ainda mais,  são as relações que ela mantém com outras pessoas fúteis que não tem nada pra acrescentar na vida dela. Juntando tudo isso, o fim do relacionamento dela com Sunny e o problema alérgico - que conduz a vida dela -, a situação não fica nada boa. 



Confesso que fiquei bastante triste com o rumo que a vida da protagonista foi tomando. Como eu já disse, o que ela vive é a realidade de muitas outras pessoas. O sofrimento de Lottie é tão real, tão palpável que é possível sentir um pouco da angustia dela através das páginas, principalmente em relação ao término do relacionamento dela com o ex. 

Sobre os desenhos da HQ, eles estão muito bem feitos e possuem cores bem intensas, o que contribui bastante na estética e fluidez da leitura. A linguagem utilizada nas conversas dos personagens traz uma proximidade a mais com a internet. 



Enfim, recomendo bastante a leitura de "Garota-Ranho", do Bryan Lee O'Malley e Leslie Hung, não somente pelos lindos desenhos que a HQ possui, mas também pelos autores que tiveram a brilhante ideia de construir uma narrativa onde o leitor além de poder se divertir com as histórias, terá a oportunidade de refletir sobre assuntos tão presentes em nossa sociedade. 

No brasil, essa edição da HQ foi publicada pela Quadrinhos na Cia., pertencente ao Grupo Companhia das Letras. O livro tem um tamanho grande, possui orelhas e as folhas são resistentes. No final, a edição ainda vem com esboços e capas alternativas feitas pelos autores e outros ilustradores. 



Não preciso nem dizer que o trabalho gráfico está impecável, né? As fotos acima já dizem bastante rsrs. Está uma edição muito bonita. 

Estou bastante ansioso pra conferir a continuação da história que, segundo informações, já foi lançada em inglês. Creio que em breve a Companhia das Letras vai publicar a continuação e, claro, irei contar tudo o que achei do segundo volume. Aguardem! :)




📖Boa leitura, pessoal!📖


📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS