05/08/2018

Resenha: "O Crime Quase Perfeito", de Percival de Souza

Resenha por: Pedro Gabriel
Obra: O Crime Quase Perfeito
Autor: Percival de Souza
Editora: Idea
Gênero: Suspense/Romance Policial
Páginas:  96
Ano: 2010
Onde Comprar: Amazon - Físico 
Adicione: Skoob 
Nota: ★★★☆☆
SINOPSE: O Crime Quase Perfeito é a primeira obra de ficção de Percival de Souza, consagrado jornalista investigativo e comentarista da Rede Record. Inspirada em fatos reais, este romance-policial de Percival de Souza traz toda a bagagem de mais de 30 anos dedicados ao Jornalismo investigativo, além de sua experiência como autor de 16 livros. Espectador privilegiado do cenário policial brasileiro, Percival teve acesso a informações únicas e que muitas vezes não puderam vir a público, mas com a ficção e a liberdade que ela permite, isso se tornou possível. O Crime Quase Perfeito, mais do que um simples livro de romance policial, é um verdadeiro retrato da alma humana, por exibir as motivações mais vis que podem guiar o ser humano em seus atos. É um livro profundo, empolgante e inovador. Uma novela policial que transita entre o real e o ficcional, ficando com o melhor dos dois.

👤🔍💀

"O Crime Quase Perfeito", escrito pelo jornalista Percival de Souza, narra duas histórias: a de Eustáquio e a do Percy.

Eustáquio é um jovem rapaz que não tinha uma boa relação com a mãe após a morte de seu pai. Ele saiu de casa em busca de se tornar independente e só reencontrou a mãe no enterro dela. 


Conhecemos também o Percy, um jornalista que nasceu em uma família humilde e que desde muito tempo luta para conseguir atingir seus objetivos. 

Seu amor pelo jornalismo investigativo é nítido e isso faz com que ele mantenha uma boa relação com suas fontes, uma delas o delegado da 4º DP. 


É a partir dessa amizade que Percy começará a investigar a fundo um suicídio dentro da delegacia. Enquanto isso, o delegado da 4º DP ao mesmo está na luta investigando um atentado contra um senhor de uma família da alta sociedade. 

Um misterioso atentado...


"- As razões dos crimes são sempre as mesmas, só mudam os nomes das personagens.
 - Mas que razões?
 - Ódio, ciúmes, ambições desenfreadas, ganância, frustração sexual - foi explicando o experiente advogado, deixando o repórter atônito com o detalhamento das origens. - Caim foi o marco zero - admitira depois."

O que ninguém imaginava é que aos poucos as coisas irão se entrelaçando, de alguma forma, e revelando coisas que nem o delegado conseguiu descobrir, mas o faro jornalístico de Percy, sim. 


O romance policial de Percival de Souza é um livro carregado de mistério. Ele consegue atiçar o lado curioso do leitor, mas demora um pouco pra fazer isso. 

As primeiras páginas, onde já relata o suicídio, não conseguem despertar essa curiosidade toda que deveria. Somente da metade pra o final é que conseguiu funcionar. 

"O tempo que passa é a verdade que foge."

Algo que alguns poderão estranhar é a linguagem rebuscada utilizada, em diversos momentos, pelo autor, o que pode atrapalhar a fluidez da leitura. 


Algo que achei bastante positivo para ajudar na compreensão dos fatos que logo mais seriam revelados, é que o Percival conseguiu mostrar bem o lado dos personagens. 

"Escolho sempre belos crimes. Belos no sentido de intrigantes, misteriosos, cheios de emoção, mistério. Sou apenas um contador de histórias."

O livro pode ser considerado para maiores de 18 anos por conter algumas cenas quentes. 


Mas é uma leitura que recomendo para estudantes de Jornalismo por abordar bastante o lado do jornalismo investigativo, área em que o Percival de Souza é bastante experiente.

A edição é uma publicação da Idea Editora e possui uma capa simples, têm orelhas, a fonte tem um tamanho agradável e o livro ainda contém páginas amareladas. 


📖Boa leitura, pessoal!📖


📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS