02/09/2018

Entrevista: Autora Catia Mourão


Catia Mourão é brasileira e vive no Rio de Janeiro. É membro dos Núcleos Acadêmicos de Letras e Artes de Buenos Aires e de Lisboa.
Em 2014 fundou a Ler Editorial, com o objetivo de "antecipar para os leitores as novas tendências do mercado literário" e valorizar os autores nacionais. Não é à toa que o slogan da editora é "A casa do autor brasileiro".

Em 2015, Catia integrou o grupo de autores brasileiros convidados a participar da 41ª Feira do Livro de Buenos Aires, no estande institucional do Brasil.
Ainda menina, descobriu sua paixão pela literatura. Em 1997 escreveu seu primeiro livro, a novela romântica Elos do Destino, que foi reeditada em 2015 pela Ler Editorial. 
Catia também é autora da saga sobrenatural Mais Além da Escuridão, que já conta com três volumes publicados e um Spin off; da coletânea Contos e Poemas Góticos de Carlie Marie, e do erótico A Sociedade Secreta, seu mais recente lançamento; e ainda participou do terceiro volume da série Love is in the air, com o conto: A Diva da Ópera
Atualmente, Catia está trabalhando em O Conde de Troitskoe, seu primeiro romance de época, ambientado na Rússia Imperial de 1842.

Para falar mais sobre essas e outras novidades, o bate-papo de hoje é com ela.

PEDRO: Catia, quando você começou a escrever profissionalmente?
CATIA: Oi Pedro! Escrevi minha primeira obra, a novela romântica Elos do Destino, em 1997, mas só em 2013 a carreira de escritora deslanchou, com a publicação do primeiro volume da saga Mais Além da Escuridão.

P: Quais foram as maiores influências literárias na hora de escrever seus livros?
C: Na verdade, variou muito conforme a época em que cada um foi escrito, mas os meus leitores costumam dizer que eu sou discípula de George Martin, por causa das mortes de alguns personagens da saga rsrs

P: Das obras que já foram publicadas, qual a que mais lhe custou tempo para escrever?
C: A saga M.A.D.E. certamente foi a mais trabalhosa e ainda é, pois ainda temos alguns volumes pela frente.


P: Sobre MADE, como foi o processo de escrita em parceria com o autor Johnatan Souza?
C: Escrever em parceria é sempre um grande desafio para os autores e foi ainda mais complicado para nós, já que eu vivo no Rio de Janeiro e o Johnatan em São Paulo. Foi necessária muita disciplina de nossa parte, mas o fato de sermos amigos antes de começarmos a escrever ajudou bastante, pois já tínhamos um bom entrosamento e convergência de ideias. Mesmo assim, foi imprescindível elaborar um roteiro bem estruturado.  Sem ele não teríamos conseguido desenvolver uma obra tão extensa. 

P: Os fãs - leia-se, eu também - tem uma pergunta que não cala: "A Origem", quarto volume da saga M.A.D.E., já está escrito? Tem previsão de lançamento?
C: Essa é a pergunta que mais ouço ultimamente rsrs. ‘A Origem’ ainda não está pronto. O roteiro está completinho, mas o livro ainda vai demorar um pouco por pura falta de tempo. Como vocês sabem, surgiram outros projetos no meio do caminho, como A Sociedade Secreta, e isso atrapalhou um pouco o andamento da saga. Mas prometo que não vai demorar muito. Nossa intenção é liberar o texto para publicação em 2019, logo após o lançamento de O Conde de Troitskoe.


P: A primeira novela de "A Sociedade Secreta", ainda no formato digital, foi indicada ao Prêmio Internacional Oceanos, um dos prêmios mais importantes da literatura portuguesa. Fale um pouco sobre a obra e a sensação de ver seu trabalho ser tão bem valorizado.
C: Nossa! Nem sei como descrever a emoção que sinto cada vez que me lembro dessa indicação ao prêmio. Para nós, autores brasileiros, é tão difícil conquistar um lugar de destaque com nossas obras. Agora, imagine uma novela erótica, bem picante e nada convencional, concorrendo a um prêmio internacional de literatura. Até pouco tempo isso seria impossível! Como autora, sinto-me realizada, pois é uma grande conquista não só para mim, mas para todos os autores que se aventuram a escrever literatura erótica.

P: A Ler Editorial completou quatro anos no mercado editorial e já conta com mais de 60 títulos em seu catálogo - obras sempre muito bem avaliadas pelos leitores - e um grupo com grandes autores da literatura brasileira. O que a Ler tem a oferecer aos autores que estão em busca de uma editora para publicar suas obras?
C: Pois é, parece que foi ontem que entramos nesse mercado e já se passaram quatro anos. É pouco, se comparado às grandes editoras do país, mas estamos crescendo e rápido, pelo que diz a concorrência rsrs. Acho que o segredo do sucesso é o trabalho bem feito e, sobretudo, a dedicação aos autores e suas obras. Eu cuido de cada livro da Ler como se fosse meu, tenho ciúme deles, assim como dos livros da saga, do ‘Elos’ ou qualquer outro que eu mesma tenha escrito, e meus autores são como se fossem minha família. Então, é isso que os novos autores podem esperar da Ler Editorial: dedicação.


P: Quais os novos projetos da Ler Editorial?
C: Conquistar o mundo! Brincadeirinha rsrs Sempre quis dizer isso. Na verdade, estamos cheios de projetos, alguns são sigilosos, sabe como é a concorrência. O que posso dizer é que estamos trabalhando pesado para levar nossos títulos para o mercado estrangeiro. Recentemente, fizemos parte da rodada de negócios entre editoras brasileiras e estrangeiras, organizada pela CBL, que antecedeu a Bienal de SP, e o próximo passo é a Feira de Frankfurt, para a qual fechamos contrato com uma agência literária italiana que nos representará.

P: E os seus projetos como autora?
C: A agenda está cheia! No momento estou trabalhando na nova versão de M.A.D.E., A Primeira Geração, um livro único ENORME, que vai reunir todos os livros já publicados da saga. Além disso, tem O Conde de Troitskoe, meu primeiro romance histórico, cujo lançamento deve acontecer no início de 2019, e o tão esperado ‘A Origem’. E ainda tem um novo projeto, Vic Vitória, um suspense que pretendo lançar inicialmente em ebook, mas ainda sem previsão de data.

P: Vamos para um rápido pingue-pongue:
- Signo: libra.
- Uma comida: filé com fritas. Parece cardápio de criança, eu sei rsrs
- Um livro: os personagens de M.A.D.E. são a minha paixão ♥
- Um autor(a): não dá para citar apenas um - George Martin, Anne Rice, Edgar Alan Poe...
- Uma mania: chocolate com Coca-Cola.
- Uma música: Hoobastank – The Reason, essa música sintetiza tudo que o Donovan sente pela Carlie e nem sei por que ela ainda não entrou na playlist de M.A.D.E.
- Gasto muito com... bolsas e chocolates.
- Família: meu bem maior.
- Um sonho realizado: a recomendação de A Sociedade Secreta pelo site PublishNews foi o mais recente.
- Um sonho ainda não realizado: ver minhas histórias ganharem às telas dos cinemas ou serem produzidas em formato série de TV.
- Uma curiosidade sobre você: nunca pensei em ser escritora, até que acontece realmente. Quando me dei conta, já tinha me tornado uma.
- Ler Editorial: Minha vida! E eu a defendo com unhas, dentes e muita garra.
- Se defina em uma palavra: Obstinação.

P: Deixe uma mensagem para os leitores que te acompanham.
C: Sei o quanto o momento atual que o nosso país atravessa é difícil, mas não abandonem a literatura. Eu ainda acredito que podemos construir, juntos, um país de leitores e tenho feito a minha parte para que esse sonho se torne realidade. Afinal, é para vocês que nós autores escrevemos, que damos vazão à nossa criatividade e deixamos transbordar nas páginas nossos sentimentos, esperanças e fantasias. Sem vocês nada teria sentido. 
Gratidão a todos que acompanham meu trabalho! E sejam bem-vindos os novos seguidores!

Ficou interessado em conhecer mais sobre a Catia Mourão? Então não perde tempo e segue ela nas redes sociais:



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


2 comentários:

  1. Olá, Pedro! Tudo bem?

    Moço não conhecia a autora, mas ela tem muita coisa publicada, hein? Conheço a editora e foi surpresa ver que ela também escreve tanto assim. Parabéns pela entrevista bem descontraída. Valeu bastante a dica.

    =*
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Tudo bem sim :)

      Maravilhosa, né?! Adoro as histórias da Cátia. Já li os três primeiros livros da saga MADE e estou ansioso pra ler a continuação. Adoro o trabalho que a Catia realiza com a Ler Editorial. Depois leia algum livro dela. Garanto que vai gostar :)

      Obrigado pela visita.
      Abração!

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS