04/10/2018

Resenha: "Autismo - Azul e de todas as cores", de Wilson Candido Braga

Resenha por: Anneli Rodrigues 
Obra: Autismo - Azul e de todas as cores
Autor: Wilson Candido Braga
Editora: Paulinas 
Gênero: Não-Ficção/Psicologia/Educação
Páginas: 168
Ano: 2018
Onde Comprar: Amazon - Físico | Loja Paulinas Editora
Nota: ★★★★☆ 
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: O livro pretende esclarecer pais e profissionais da saúde e da educação acerca do Transtorno do Espectro Autista a partir da neurociência. O autor apresenta o percurso histórico dos estudos sobre o autismo, a incidência, os sinais de alerta, a caracterização e as estratégias de intervenção e descreve a desmodulação sensorial e os comportamentos estereotipados. A seguir, elucida mitos e verdades e conclui com orientações para familiares e educadores, de modo que possam oferecer melhor qualidade de vida às crianças com essa condição diagnóstica.

👦🌷👧

O livro “Autismo – Azul e  de Todas as Cores“ nos convida a fazer uma viagem sobre a bela história do Autismo, desmitificando algumas ideias equivocadas sobre o tema e ao mesmo tempo nos sensibilizando da importância do processo de inclusão. 

O livro também ressalta o quanto o papel do profissional é essencial na chamada 1ª fase do diagnóstico – fase de negação, pois é nesse momento que a família demonstra a necessidade de informações e apoio, no sentido de compreender e saber identificar as reais necessidades da criança. 

Assim, já nos primeiros capítulos. o autor Wilson Candido apresenta as mais variadas manifestações, as quais afetam áreas de funcionamento psíquico, citando exemplos com seus respectivos conceitos.



Um outro aspecto pontuado no livro é com relação da necessidade de espaços mais abertos para a promoção de oportunidades que favoreçam a esses indivíduos a garantia de seus direitos e maiores possibilidades de acesso para o alcance de estratégias de sucesso, por menores que os avanços possam parecer. 

Desse modo, o autor nos leva a conhecer o percurso histórico do autismo para se chegar ao diagnóstico, o chamado Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, trazendo a visão de diversos estudiosos da área para fundamentar a análise como Michael Rutter, Leo Kanner e Eric Schopler. 

Algo relevante também ressaltado no livro, é fazer com que a sociedade possa despertar o interesse pela temática. Tão logo o autor traz movimentos importantes que aconteceram no mundo e que proporcionaram dar a oportunidades de conhecer de perto o quanto paradigmas se quebram ao se falar em histórias tão fantásticas desse público, que talvez seja uma e Eu ou Você que gostaríamos de ouvir, seja ela pra compartilhar ou até mesmo que fazem parte de um pedaço de nós e a partir daí quem sabe, poderíamos chamar de “Azuis e de Todas AS CORES”, porque certamente somos todos diferentes e com potenciais que o Arco-Íris nos representa, não para  separar  a luz do sol  e sim  para nos remeter a ideia de que somos todos capazes de brilhar num pedacinho de espaço chamado mundo.

E é com toda essas infinitas cores que talvez o arco-íris possa nos representar que o autor nos leva a mergulhar e a se fascinar pela leitura, despertando-nos o desejo de aprofundamento sobre a temática. E para  finalizar ele traz para o leitor um guia de orientação sobre o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA para pais e profissionais.



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


2 comentários:

  1. Que livro incrível, de extrema importância, gostei muito da resenha :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monyque! :)

      A resenhista também adorou. Analisando o que ela escreveu, vi o quanto o livro é interessante e importante para professores e qualquer outra pessoa que tenha interesse no assunto.

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS