08/10/2018

Resenha: "Contos de amor, ódio e sacanagem", de Furio Lonza

Resenha por: Pedro Gabriel
Obra: Contos de amor, ódio e sacanagem
Autor: Furio Lonza
Editora: Penalux
Gênero: Contos/Ficção
Páginas: 292
Ano: 2018
Onde Comprar: Loja Editora Penalux 
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★☆ 
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Amei todas. Adorei-as. Se pudesse, iria à Santa Sé em Roma e beatificaria cada uma delas, colocando seus nomes e sobrenomes nos santinhos que são distribuídos nas missas de igrejas e catedrais de todo mundo. Podia não saber o que queriam ou pensavam, mas juro pra vocês que tentava satisfazê-las, mesmo que não entendesse seus motivos. Mas todas blefaram. Furio Lonza transborda ironia. Seus contos trazem personagens que se desviam completamente de clichês românticos. Nada idealizados, por meio de uma ironia fina, o autor que se declara um admirador de clássicos, escritas contínuas e sequenciais, constrói personagens perversos. 

👩💔👨

Em "Contos de amor, ódio e sacanagem", escrito por Furio Lonza, o leitor conhece as vivências de homens e mulheres que passaram por descobertas, paixões, traições e outros momentos marcantes, todos narrados através do olhar poético do autor.


Ao ler o título, muitos dos leitores irão achar que trata-se de um livro erótico. Okay, até têm histórias um pouco apimentadas, mas nada exagerado. Na verdade, a obra mergulha bastante no mundo feminino e traz a essência de diversas mulheres nos personagens ao longo das narrativas. 

A obra trata de conflitos afetivos, ou não, que conseguem fazer o leitor refletir bastante sobre as relações entre os humanos, por exemplo. Como essas relações estão frágeis e simplórias.

Para conhecermos mais sobre a obra, resolvi resenhar alguns dos 19 contos presentes no livro. Confira:



Caçula de três irmãos, todos homens, Laurinha, como era chamada, desde pequena era mimada, paparicada. Se sentia o centro das atenções. E era! Ela sempre estava por cima de qualquer situação e conseguia o que queria com seu jeitinho meigo de ser. Pelo menos é assim que seu marido analisava ela. E foi aos poucos que ele também foi percebendo as verdadeiras intenções de Laurinha. Ele não aguentava mais algumas atitudes dela e então resolve matá-la. Ele já tinha pensado nisso outras vezes e desistiu, mas decidiu levar adiante a ideia e começa a pesquisar as melhores formas de matar a esposa. Ele só não esperava que a situação fosse tomar um rumo inesperado.


"Tudo o que eu dizia, que eu pensava ou fazia (mesmo quando estava errado), Laurinha me apoiava. Havia ternura, havia carinho, havia suavidade nas suas palavras, ela era branda, afetuosa, ela era doce nas suas atitudes. Com o tempo, percebi que aquilo me fazia mal, ficava inseguro, pois não sabia mais o que era certo e o que era errado. Tinha perdido os parâmetros. Tinha perdido o rumo."




A linda e jovem atriz Juliana, de apenas 23 anos, esbanjava simpatia e maturidade, mesmo sendo tão nova. A moça arrancava suspiros de um conhecido que, no auge dos seus 43 anos, se sentia inseguro quanto a ter alguma chance com ela, principalmente por Juliana se relacionar com um rapaz bem bonito e elegante. Um daqueles 'granfino', como dizem os mais velhos. Definitivamente ele não teria como competir. Até que ele raciocina e usa um método para arrancar de Juliana algumas verdades a respeito de seu namorado e da relação dos dois. Dessa forma, ele consegue ganhar a confiança dela e se tornar mais íntimo. Com isso, ele acaba descobrindo um outro lado intenso do íntimo de Juliana. Do íntimo que ela carrega consigo.

"Uma menina enigmática, interessante, digna de ser devassada em todas as latitudes & longitudes. Embora fiel, tinha anseios, carências, curiosidade."



Neste conto, conhecemos um homem maduro, casado, que vai jantar na casa de um casal de amigos. Conversa vai, conversa vem, algo desperta no interior deste homem em relação a filha do casal, que tem apenas 14 anos. Ele observa bem seu jeito descolado e, segundo ele, sensual e deixa a mente fantasiar muitas coisas. O bate-papo entre os quatros vai ficando acalorado e nesse tempo eis que surge a oportunidade do homem passar a noite na residência da garota, devido a uma forte tempestade que cai na cidade. O inesperado parece estar prestes a acontecer, mas há uma relação mais complicada do que parece estar pra se desenrolar.

"O homem sempre se pautou pela dificuldade. Ama o mistério. Faz das tripas o coração para devassar os enigmas mais insondáveis do relacionamento humano. Embrenha-se, imiscui-se, contempla armadilhas, vara noites imaginando a mulher maneira de prostrar a fêmea. rendê-la, colocá-la de quatro. Quando consegue, entendia-se e larga a presa no meio da floresta (ou do asfalto)."



Um jovem garoto no auge de sua puberdade, descobrindo os 'segredos do corpo' e o despertar dos sentimentos. Do outro lado, uma mulher casada e mãe. Solitária? Talvez! Mas com a líbido totalmente ativa. E todo esse apetite poderá causar grandes problemas para aqueles que não resistem à tentação da carne.

"A líbido é ativada de forma irreversível, eles perdem a razão e ninguém sai impune. É inevitável: a mente ociosa faz um pacto com o demônio, que tenta retribuir da melhor maneira possível."



Forte, alto, tatuado e calado. Esse era o jovem Wiliam. O único dos filhos que ainda morava com os pais, pois os demais já tinham casado e tido filhos. Ele nem namorava com mulheres, nem homens, nem nada. Só malhava e passava o tempo no computador e andando pela cidade. Até que surge uma oportunidade de dirigir uma perua escolar e tudo na vida dele e dos pais se transforma... pra pior!


"Não era bom ter um funcionário tão esquisito. Como os pais dos alunos encarariam aquela atitude? Em que isso comprometeria o ambiente?"




Dois amigos que eram próximos. Um laço afetivo forte e uma mesma paixão: a arte. Mas ela só abraçou um deles. Com isso, um obteve fama, sucesso e dinheiro. O outro permaneceu no fracasso... e foi vítima de uma grande traição.


"Aqueles olhos eram dois faróis negros que perscrutavam o silêncio. Uma semelhança tão incrível que não dava margem a dúvidas."



Seguindo nesses ritmos - e até mais intensos - Furio Lonza conduz o leitor ao longo de 19 contos em que ele explora o máximo os personagens para abordar temas cada vez mais recorrentes na atual sociedade. O leitor fará reflexões a respeito do Brasil, da arte, do amor, de conflitos internos do ser humano, do ciúme, do pecado, da carne, aborda a prostituição, a discriminação racial e social, pedofilia, suicídio e outros temas bem revelantes. Algumas poucas histórias até beiram o sobrenatural.


A obra com certeza vai despertar nos leitores muitas sensações. Alguns até podem sentir alguma repulsa, mas logo esse sentimento desaparecerá.  

Em suma, posso dizer que ler "Contos de amor, ódio e sacanagem" foi uma experiência marcante e diferente. O conhecimento do autor e sua liberdade pra falar sobre determinados assuntos é libertador para o leitor.


A obra foi publicada através da Editora Penalux. A capa, contra-capa e orelhas da edição estão lindas. Trazem mulheres nuas e semi-nuas simbolizando diferentes personalidades, estilos, curvas, cores e idades. Além disso, a edição possui folhas amareladas e a fonte tem um tamanho agradável.


Leiam e depois contem-me a experiência, okay?

📖Boa leitura, pessoal!📖



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS