24/10/2018

Resenha: "Mistérios e Paixões", organizado por Aparecido Alves da Silva

Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: Mistérios e Paixões
Autores: 38 alunos 
Editora: NotaTerapia (Multifoco)
Gênero: Ficção/Suspense e Mistério 
Páginas: 100
Ano: 2017
Onde Comprar: Loja Editora Multifoco
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★☆ 
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Mistérios e Paixões é um livro de Contos de Enigma que reproduz a nossa realidade. Cada história é contada com delicadeza e sutileza. Os personagens são fortes e misteriosos. As narrativas são leves e intrigantes e nos conduzem a um desfecho com mistérios e surpresas. A história nos entretém e nos envolve com doses de suspense e picantes revelações. Os contos revelam um pouco do ser humano, levando- nos à reflexão sobre as paixões que nos despertam a ganância, nos comprometendo com mortes, traição e falsidade. Tudo isso é nos apresentado em 17 fascinantes contos, produzidos por alunos do oitavo ano do E. F. Finais. Alunos observadores e criativos, numa íntima perspectiva de nossa atualidade.

💔💉💲🔪💀

"Mistérios e Paixões" é uma antologia composta por diversos contos carregados de mistérios, surpresas e com forte inspiração nas atrocidades que os seres humanos cometem diariamente ao redor do mundo.

Os contos nasceram após um projeto do Aparecido Alves da Silva, professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Reverendo Eliseu Narciso, que fica localizada em Campinas, São Paulo. O objetivo era ajudar os alunos a desenvolverem suas potencialidades com a escrita.


Para a composição do livro, os alunos dos oitavos anos B, C, D e E do ensino fundamental, escreveram histórias que envolvessem mistérios e paixões, como diz o próprio título da obra. E eles conseguiram! A antologia traz 17 histórias que falam sobre amores doentios; sobre a ganância do ser humano, o poder destrutivo do ciúmes, dentre outros assuntos importantes.

Resolvi resenhar 4 desses contos para vocês sentirem um gostinho de quero mais. Confira:



Há 500 anos, uma floresta é ao norte de Scasan é sinônimo de medo para moradores da região. Relatos dizem que há uma maldição no local. Que coisas sobrenaturais acontecem e até faz pessoas cometerem suicídio ao ouvir sons estranhos vindos da floresta. Movidos pela curiosidade, um grupo de cinco amigos resolve descobrir o que há por trás de tudo o que dizem a respeito da floresta. Uma coisa é certa: o arrependimento é o sentimento que prevalecerá para esses jovens. 

"Nem mesmo os mais sábios magos conseguem definir o que há nessa maldita floresta."



Emilly, 23 anos, e Mary Dickson, 28, perderam os pais quando ainda eram crianças. Passado um bom tempo, as irmãs resolvem visitar um tio viúvo chamado Max Dickson. Ele era uma pessoa difícil de lidar. Já foi casado três vezes e nas três as esposas morreram de formas misteriosas. Desconfiada, Emilly resolve contratar um detetive para investigar melhor o seu tio e tentar descobrir o que há de tão misterioso no modo como as três esposas morreram. Além disso, ela quer saber mais sobre a ligação de Max com uma floresta que fica próximo da residência dele.

"Depois de explicar a morte das três mulheres do meu tio Max, ele foi até a floresta procurar pistas, chegando lá encontrou uma placa rachada e suja dizendo:
- "Não entre", mesmo estando paralisado com a placa, ele entrou."



Com um espírito aventureiro, três jovens decidem realizar uma viagem para aproveitar as férias de verão. Eles alugam uma cabana - no meio da floresta - para se hospedarem. Mesmo sendo um lugar estranho, resolvem ficar. Mas, logo surgem informações nada agradáveis a respeito de cabana e os jovens ficam intrigados. A situação piora e o que era pra ser férias tranquilas, se torna um pesadelo na vida dos jovens.


"Ao se deitar, Gabriela começou a ouvir gritos e quando teve coragem abriu os olhos e ao olhar pela janela teve uma desagradável surpresa, havia uma mulher de cabelos negros e olhos avermelhados."




Embarcamos na história de Alessandra Stoner e Holmes Moran, um casal que tiveram os caminhos cruzados e que logo nasceu uma relação amorosa. Mas, o ciúmes foi mais forte e venceu a paixão do casal.


"Não queria me separar dela, mas isso teve que acontecer."



As narrativas possuem fortes ligações entre si por abordar temas tão significativos sobre a humanidade e seus princípios éticos e morais. 

Muitos dos contos tratam bastante sobre um dos crimes mais cometidos contra as mulheres: o Feminicídio,  que são assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero. De certa forma, os alunos acabaram retratando fortemente o crime através dos contos, por mais que não fosse a intenção.


Em suma, posso dizer que a leitura da obra foi bem legal. Gostei bastante! As histórias são curtas e bem envolventes, o que contribui bastante na fluidez da obra. Confesso que alguns contos tiveram um enredo fraco e, às vezes, confuso, mas a maioria das narrativas foram bem desenvolvidas e instigantes. Vocês irão encontrar muito suspense e críticas sociais. Fica a dica de leitura. 

A publicação da obra foi feita através do selo NotaTerapia, selo pertencente ao Grupo Multifoco. A edição possui uma capa bonita e a diagramação está muito bem organizada. A fonte tem um tamanho agradável, as folhas são amareladas e a edição possui orelhas.


Pra finalizar, aproveito para parabenizar aos escritores da obra: Jaqueline Rodrigues, Vitor Nunes, Rafael Ramos, Vitor de Paula, Gabriel Fiuza, Kézia Costa, Mylena Letícia, Alesander Silva, Laura da Silva, Emerson de Oliveira, Rafaela Benjamin, Bruna Antunes, Matheus Inácio, Daniel de Oliveira, Thaís Vitória, Talita Ferreira, Tallison Santos, Ane Caroline, Manuele Cristina, Jeniffer Andreia, Taynara de Oliveira, Mayara Carolina, Hayane Soares, Alicia Carolina, Arianne Sousa, Sara dos Santos, Mariana Rodrigues, Maria Vitoria, Paulo Vinicius, Aparecido da Silva, Gustavo Henrique (In Memoriam), Vitória Mirele, Micaelle Silva, Jéssica Ferreira, Marianne Souza, Andrena Maria, Geovana Cassiano e Suyanne da Silva

📖Boa leitura, pessoal!📖



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2018 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS