12/12/2018

Conheça "O Reflexo de Narciso nas Águas da Internet" e "Jornalismo e Documentário - Diálogos Possíveis"


Oi, pessoal!

O post da vez é inteiramente dedicado à dois livros bem interessantes: "O Reflexo de Narciso nas Águas da Internet", escrito pela jornalista Juliana Correia Almeida, e "Jornalismo e Documentário - Diálogos Possíveis", organizado por Heidy Vargas e Adriana Schryver Kurtz, ambos publicados pela Editora Appris, que há 27 anos é conhecida pelo vasto catálogo de livros de diversos gêneros, sobretudo de obras originadas de dissertações, TCCs e outras publicações acadêmicas. 

As duas leituras indicadas de hoje possuem pegadas diferentes, porém, apresentam assuntos bem instigantes, principalmente para estudantes de Comunicação. O da autora Juliana traz um olhar filosófico sobre o consumo e o narcisismo na internet. Toda a análise com base no mito de Narciso, entretanto, percorrendo uma trilha atual, fortemente ligada a comportamentos de usuários de redes sociais que utilizam essas plataformas digitais para publicar autorretrato, conhecido como selfie, e o braggie, que é um tipo de fotografia tirada para causar inveja em outras pessoas. 

Já o livro da Heidy e da Adriana - que foi escrito por vários professores do curso de graduação de jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) -, é uma coletânea que traz olhares diversos sobre a relação entre o jornalismo e o documentário, analisando as diferenças, como podem dialogar e os limites, além de outras características dessa conexão de linguagens. 

Para deixar vocês com aquele gostinho de quero mais, segue abaixo a sinopse de cada um dos livros e algumas fotografias das duas publicações: 

"O Reflexo de Narciso nas Águas da Internet", de Juliana Correia Almeida

SINOPSE: O livro O reflexo de Narciso nas águas da internet: consumo e narcisismo nas sociabilidades em rede lança um olhar sobre as práticas sociais com a popularização da internet. A autora traz uma instigante análise sobre o consumo e o narcisismo que revolucionam esferas culturais e comportamentais, e devem ser pensados não apenas como espelhos da vaidade individual. Esse é um passo importante na percepção de como esses espectros podem ser fundamentais no entendimento das sociabilidades contemporâneas.







Páginas: 175 | Adicione: Skoob | Compre: Amazon - Físico ou E-bookLoja Editora Appris 


"Jornalismo e Documentário - Diálogos Possíveis", organizado por Heidy Vargas e Adriana Schryver Kurtz

SINOPSE: Os caminhos, as mudanças, as adequações, a conjuntura, o futuro do trabalho dos jornalistas. Todas essas são questões que a série Jornalismo em Pauta busca agendar, com a publicação regular de coletâneas voltadas à promoção de diálogos a respeito de um fenômeno em constante metamorfose. Sua criação deu-se a partir de um projeto conjunto elaborado pela Editora Appris com um grupo de professores do curso de graduação em Jornalismo da ESPM. Embora suscitada mediante essa parceria, seus interesses incorporam a abertura à participação de autores provenientes de outras instituições – especialmente daquelas nas quais se produz conhecimento em nível avançado –, que podem submeter propostas de novos livros aos editores. Os originais recebidos são avaliados pelo comitê científico da coleção Ciências da Comunicação – à qual a série Jornalismo em Pauta está incorporada –, constituído por representantes de diversas partes do País e do exterior, responsáveis por atestar a qualidade do material. Os volumes, dedicados a temas extraídos do universo jornalístico, são idealizados e estruturados com a finalidade de subsidiar o ensino e a pesquisa na área, podendo ser adotados em diferentes níveis de formação. Objetivam, também, sinalizar problemáticas correntes, que necessitam ser diagnosticadas e pensadas coletivamente. Pautar o jornalismo é colocar em debate uma atividade profissional que atinge toda a sociedade. E é por isso que o intercâmbio de ideias a seu respeito constitui o modo mais adequado para o avanço e o aprimoramento desse cenário.







Páginas: 219 | Adicione: Skoob | Compre: Amazon (físico)Loja Editora Appris 


Ficaram interessados em conhecer os dois livros? Aproveitem para acessar o site da editora e conhecer as demais publicações feitas por eles. O catálogo dispõe de muitas obras bem interessantes e para todos os públicos, principalmente universitários. 

Essas foram as dicas literárias da vez, mas já têm outras duas que em breve trago por aqui. Fiquem atentos!


Até a próxima, pessoal! :) 



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2019 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS