18/12/2018

Resenha: "Amoras", do Emicida

Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: Amoras  |  Autor: Emicida 
Editora: Companhia das Letrinhas (Companhia das Letras)
Gênero: Ficção/Infantil/Poesias 
Páginas: 44  |  Ano: 2018
Onde Comprar: Amazon - Físico  |  Adicione: Skoob 
Nota: ★★★★★  |  Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.

🌳❤🌳

"Amoras", escrito pelo cantor e compositor Emicida, é uma obra que contém singelas palavras e passa uma mensagem forte e marcante. Na narrativa, conhecemos uma garotinha que embaixo de um pé de amora conversa com seu pai a respeito das frutinhas logo acima dela. Ele diz algo sobre as amoras e leva a garotinha a refletir.

"Amoras penduradas a brilhar, quanto mais escuras, mais doces. Pode acreditar." 


Essa frase faz com que ela se autoconheça como uma criança negra e se sinta muito orgulhosa de sua cor, da força que ela representa.  

Mesmo sendo destinada ao público infantil, o livro pode ser lido por todos que amam a literatura, pois a narrativa reflete algo que hoje em dia é tão debatido na sociedade, que é a importância de nos reconhecermos e respeitarmos, desde pequenos, o outro. 


A obra, que fala sobre representatividade, só reforça o quanto devemos amar o próximo não pela cor da pele, gênero, classe social ou qualquer outra característica externa, mas por seu caráter. E cada vez mais as crianças precisam crescer sabendo disso, pois elas serão o futuro da humanidade. Se não compartilharmos mensagens como essa do livro do Emicida, o futuro será ainda mais sombrio. 

No final do livro, vem um glossário apresentando algumas palavras e pessoas importantes que foram citadas no decorrer da leitura como, por exemplos, Zumbi dos Palmares, Martin Luther King e outros. Personalidades negras que deixaram grandes ensinamentos para serem compartilhados por todos. 


Por este motivo, está mais que indicada a leitura de "Amoras". Com certeza vai instigar a criançada à reflexão, assim, contribuindo no desenvolvimento intelectual delas. Mais que isso, vai ajudá-las a crescer amando sua própria cor, raça, e respeitando o próximo, independente de qualquer coisa.

Além disso, a leitura vai ser ainda mais prazerosa graças a linguagem acessível e a edição linda que foi publicada através da Companhia das Letrinhas, selo infantil do Grupo Companhia das Letras. O livro está repleto de ilustrações feitas pelo paulistano Aldo Fabrini. A capa e contra-capa são bonitas, a edição possui fontes bem coloridas e de diversos tamanhos e as folhas são resistentes. Tudo muito bem caprichado! 


Para quem não sabe, o livro é inspirado em uma conversa que o Emicida teve com sua filha de 7 anos e em uma faixa, também intitulada de "Amoras", que faz parte do álbum "Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa..." do rapper. 

Aproveitando o momento, aproveito para colocar o player pra vocês conhecerem melhor e entrar no clima pra ler o livro: 


“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.” - Sérgio Vaz, escritor considerado o poeta da periferia.

📖Boa leitura, pessoal!📖


📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2019 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS