sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » Resenha: "Coração de Poeta - em Prosa e Verso", de Marcos Mônaco

Resenha por: Divaldo Azevedo 
Obra: Coração de Poeta - em Prosa e Verso
Autor: Marcos Mônaco
Editora: Lura Editorial 
Gênero: Não Ficção/Biografia/Crônicas/Poemas
Páginas: 256
Ano: 2018
Onde Comprar: Livraria da Lura 
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Autor da letra do hino do estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras, Antônio José Soares de Souza Júnior foi um dos escritores brasileiros mais aplaudidos no século XIX. Atuou com sucesso em todos os ramos da literatura. Abolicionista e republicano, o escritor, jornalista, engenheiro, tradutor e funcionário público Soares de Souza Júnior defendeu o respeito aos direitos humanos em todas as dimensões, por meio de uma vasta obra literária composta por reportagens, crônicas, contos, poesias, romances-folhetins, traduções, dramas e comédias teatrais. Com o objetivo de demonstrar a sua importância literária e de começar a resgatar o seu legado, Coração de Poeta, em prosa e verso é a primeira obra já escrita especificamente sobre ele, com informações biográficas, recortes de jornais e transcrições de críticas da época (primeira parte), além de uma pequena antologia de poesias (segunda parte) e de contos (terceira parte).

📚💬📚

Sempre me interessei por biografias e ler "Coração de Poeta - em Prosa e Verso", escrito pelo Marcos Mônaco, me deixou mais encantado por ser uma história que foi descrita de uma forma que deixa qualquer leitor surpreendido. É um livro suave e viciante. 


O livro é composto de uma apresentação que prova que o trabalho do escritor foi bastante árduo, e isso é provado na história da personalidade do Soares de Souza, depois temos três partes: a primeira, que é mais longa, traz a história do Soares de Souza, com fotografias, recortes de jornais e revistas e peças teatrais, o que me deixou de queixo caído, pois ele foi um homem de mil e uma facetas, um idealista, republicano, abolicionista, teatrólogo e poeta. Até engenheiro o cara foi. 

"A estrutura familiar que tinha Antonio José Soares de Souza Júnior explica em grande parte a sua bem-sucedida carreira literária numa época em que mais de 80% da população brasileira não tinha acesso à formação escolar." - Parte 1, pág. 28.

A segunda parte do livro é composta pelos poemas antológicos do Souza, lindos por sinal, que deixa a pessoa a refletir sobre a vida. Já a terceira e última parte, mas não menos importante, expressa os seus contos, que remete à uma viagem no tempo e faz o leitor viver em um cotidiano do século 19 no Rio de Janeiro.



"Abolicionista e republicano convicto, utilizou sua obra literária em busca desses ideais. Defendeu a liberdade de um povo brutalmente escravizado, defendeu a independência política e econômica para seu país..." - Pág. 135.

Quanto à edição da Lura Editorial, adorei a capa que retrata bem o contexto do livro e o papel possui um material bom. As fontes também possuem um tamanho perfeito e são bem nítidas a qualquer astígmata, por exemplo. 

Nota 10 ao autor pela pesquisa e trabalho apresentado no decorrer do livro. Meus parabéns ao escritor Marcos São Mateus Mônaco.



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

  1. Que legal, Dvaldo!
    Adorei a resenha. Falou exatamente o que o autor quis transmitir ao escrever esse livro.
    Este é um livro que nos encanta! =)

    Abraços,
    Daniel Moraes
    luraeditorial.com.br

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)