18/05/2019

Resenha: "O Misterioso Jardim da Sra. Anne", de Lucas de Sousa

Resenha por: Pedro Gabriel 
Obra: O Misterioso Jardim da Sra. Anne
Editora: Ler Editorial 
Gênero: Ficção/Fantasia/Infanto-juvenil 
Páginas: 160
Ano: 2019
Onde Comprar: Amazon - Físico ou E-book | Loja Ler Editorial
Adicione: Skoob
Nota: ★★★★★
Livro cedido pela editora.
SINOPSE: Sophie era uma menina diferente de todas as outras do orfanato Santa Maria, amava os livros e nada no mundo era capaz de fazê-la trocar uma boa história por outra atividade. Inventou encontros secretos, burlando as regras do orfanato, para dar vida à magia das histórias e desfrutar, junto com as amigas, o gostinho doce da leitura. Mas o que ninguém esperava aconteceu e Sophie foi adotada pela mulher mais rica da cidade.  Longe das amigas, ela se entrega à sua nova vida e acaba descobrindo um lugar encantado na mansão da Sra. Anne. O jardim é rodeado de mistérios e poderia lhe render momentos de pura diversão, não fosse a proibição da própria Sra. Anne. Porém, antes de pensar em burlar esta regra também, Sophie percebe que o lugar oferece mais perigos do que ela imaginava e possui segredos que a sua nova família daria a vida para proteger.  Um livro cheio de encantos e surpresas, que desafiará o leitor a descobrir, juntamente com Sophie, os mistérios do jardim da Sra. Anne.

🌲🌹🔑👧🌹🌲

O Orfanato Santa Maria é o único lar de diversas meninas que sonham em um dia ter uma família que lhe ame e que elas possam retribuir esse sentimento. É nele que vive uma garotinha chamada Sophie, de apenas 10 anos. 


Essa baixinha carismática e sonhadora, que adora escrever e contar histórias envolvendo cavaleiros, princesas e criaturas com poderes mágicos, tem o orfanato como seu grande lar, apesar da vida difícil. É que a temida Madre Superiora Romilda não cansa de infernizar a vida da garotinha. Para a impiedosa madre, as histórias que Sophie conta para as meninas são sobre demônios e ela está pecando por esse motivo. Por causa desse 'pecado', Sophie sofre duras punições. Mesmo assim, Sophie sempre dá um jeitinho de reunir as meninas para contar histórias. 

"Com certeza, toda criança merece ser amada e ter pessoas boas ao seu redor para dar carinho, educação e momentos agradáveis. Viver num lugar como aquele, com a Madre Romilda sempre lhe perseguindo, não era a melhor coisa a se pensar. Estar no lugar de Sophie e de muitas meninas do Orfanato Santa Maria era muito desagradável."


Eis que numa manhã agitada, uma senhora misteriosa surge no orfanato. Ela se chama Anne, uma mulher rica, muito elegante e encantadora. A jovem mulher visitou o orfanato com o objetivo de adotar uma das meninas e se encantou por Sophie, logo, a garota foi adotada deixando pra trás suas amigas e momentos tristes, mas levando na bagagem muitas saudades. Todo o sufoco que a garota passou sob o olhar rígido de Romilda, finalmente chegou ao fim. Mais do que isso, Sophie enfim teria uma família. 

Mas é nesse novo lar que Sophie vai viver dramas e experiências mágicas, principalmente no misterioso jardim - que ninguém tem acesso - da Sra. Anne. Um grande tesouro está escondido no local. Um tesouro de valor incalculável e que vai despertar a ambição de algumas pessoas.


"Talvez, aquela família precisasse urgentemente recomeçar. Não esquecer o passado, mas saber conviver com ele no presente, com esperança e alegria."

Com uma escrita fluida e instigante, o autor Lucas de Sousa consegue, mais uma vez, tirar o leitor do mundo real e transportá-lo para um mundo mágico, neste caso o de Sophie. Um mundo onde a imaginação ganha asas e é livre. 

A história foi muito bem construída. Tanto a narrativa como também os personagens. Sophie é uma garotinha incrível e consegue cativar qualquer leitor. Uma menina forte, sonhadora e que ama os livros pra valer. Já a Sra. Anne, é uma mulher também uma mulher forte, mas aos poucos foi se deixando enfraquecer pela saudade. Com isso, meio que ela abandonou um dos seus tesouros mais valiosos e sua vida começou a desandar e a tristeza se instalou em seu lar. 


Privar uma criança de imaginar é um dos auges dos absurdos e a Madre Romilda tentava impedir Sophie de fazer isso. Além dela, a história têm outros personagens marcantes, que causaram raiva e até tristeza. 

A parte da história em que acontece no orfanato, me fez lembrar bastante do livro "Annie", escrito por Thomas Meehan. Trata da história de uma garotinha que mora num orfanato, passa por algumas situações bem complicadas, é adotada e vive grandes experiências. 


Ao longo da narrativa, Lucas aproveita para abordar diversos temas que nos atinge de diversas formas em algum momento da vida. Ou já nos atingiu. A história fala sobre partidas e recomeços, do verdeiro significado do amor e da amizade, de como a imaginação renova a alma e nos faz esquecer - pelo menos um pouco - das angustias e desafios da vida real; fala do egoismo e de como ele fere os corações, além de também falar bastante sobre a saudade e vazio que ela causa nas pessoas. Uma história que prova que a magia está em nossa imaginação, em nosso corações, e que ela pode nos dar asas. 

"O Misterioso Jardim da Sra. Anne" é inspirador e emocionante. Toca o leitor com delicadeza e o faz refletir. Acho isso importantíssimo, principalmente por ser uma obra especialmente dedicada ao público infanto-juvenil. Despertar esse senso crítico nos jovens a cada dia que passa se torna ainda mais importante e a obra faz isso de forma sútil no decorrer da história. 


Comparado ao outro livro do autor - "O Encantador de Livros" -, essa obra se mostrou ainda mais mágica e possui uma escrita mais madura, uma narrativa ainda mais apaixonante e possui a mesma fluidez do outro. A leitura vale muito a pena. 

A edição foi publicada pela Ler Editorial. A capa e contra-capa estão lindas, a diagramação muito bem caprichada, a fonte tem um tamanho super agradável, os capítulos são curtos - o que ajuda ainda mais na fluidez da leitura -, as páginas são amareladas e o livro possui orelhas. Um trabalho impecável! 


"De pouco em pouco, sabendo planejar, o sonho começar a ganhar contornos reais, até que se torna concreto e maravilhoso."

📚Boa leitura, pessoal!📚



📚Quando você compra na AMAZON através do Blog do Pedro Gabriel, você contribui para o crescimento do blog e realização de mais sorteios.📚

Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: 
pedrogabrielb@bol.com.br


2 comentários:

  1. Oii! :)
    Menino do céu, não conhecia o autor, mas já estou encantada pela história! <3 Gosto muito de livros que trazem uma história mais infantil, sem deixar de trazer alguns aprendizados. O fato do livro ser curtinho também é maravilhoso!

    Eu amei a edição, logo de cara da para imaginar uma história cheia de magia só pela capa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelly. Tudo bem? :)

      Não conhecia ainda, muié? Pois corra logo pra ler O Encantador de Livros e depois esse, ou o contrário, pois os dois livros são incríveis. Adoro demais a escrita do Lucas, o modo como ele faz o leitor embarcar mesmo na narrativa, além de tocar em temas importante com sutileza, sem deixar de instigar o senso crítico dos leitores - independente da idade. É um talento da literatura brasileira! <3

      Não perca a oportunidade e leia os livros dele. Garanto que vai gostar. Ahhhh, aproveite para indicar a leitura para os pais dos pequeninos que você conhece, certo? Com certeza eles irão adorar tbm! :)

      Bjooo.

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)

Blog do Pedro Gabriel | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2012 - 2019 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS